Marinha portuguesa acompanha submarino russo “Krasnodar”
Submarino “Krasnodar”, número de amura B-265, designação NATO classe “Improved Kilo”, acompanhado do rebocador oceânico e navio de apoio “Sergey Balk”, classe Project 23470, ambos da Marinha da Federação Russa, acompanhados pela Marinha Portuguesa, ao largo da costa de Portugal continental, desde a madrugada de 15 de Outubro de 2023, rumando para Norte, tendo como destino provável, para manutenção programada, os Estaleiros do Almirantado (“Адмиралтейские верфи”), em São Petersburgo, no Báltico.
O acompanhamento decorre aqui afecto ao NRP Sines, número de amura P362, um Navio Patrulha Oceânico (NPO) da Classe Viana do Castelo da Marinha Portuguesa.
Estes dois meios navais da Federação Russa atravessaram o estreito de Gibraltar durante a tarde de 14 de Outubro de 2023, após travessia desde o Mediterrâneo Oriental. Com a saída deste submarino do Mediterrâneo, a Federação Russa deixa de ter meios de tal tipologia afectos actualmente a este Teatro de Operações, onde opera a partir da base base naval de Tartus (“طَرْطُوس”), na Síria. Antes, de 24 a 27 de Setembro de 2022, os mesmos dois meios navais foram também acompanhados no mesmo contexto pela Marinha Portuguesa.
A classe Project 636.3, Varshavyanka (“Варшавянка”), “Improved Kilo” na designação NATO, são submarinos de 2 350 toneladas (3 100 quando submerso) com 73,8 metros de comprimento, 9,9 metros de boca, com um velocidade de 12 nós à superfície e 19,8 nós submerso, com um alcance máximo de 7 500 milhas. Tem uma tripulação de 60 elementos e está armado com 6 tubos lança-torpedos de 533 mm, transportando até um máximo de 18 torpedos (53-65K, 53-56B, 53-56BA, VA-111 “Shkval”, entre outros disponíveis). Dois dos 6 tubos estão preparados para poder disparar mísseis de cruzeiro Kalibr-PL (3M54K, 3M14K). A classe “Improved Kilo”, de propulsão diesel-eléctrica, é designada na gíria pela alcunha de “Black Hole” (“Buraco Negro”) dada a sua reduzida emissão de ruído.
O “Sergey Balk” (“Сергей Балк”, IMO: 9803182, Cals-sign: RMKW) é um rebocador oceânico e navio de apoio, construído em 2016 nos estaleiros de Yaroslavl e ao serviço desde 2020, afecto à Frota do Mar Negro, deslocando 3 200 toneladas, com 70 metros de comprimento e 15 metros de boca. Está equipado com “deck” para helicóptero.
Foto via Marinha Portuguesa
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”