“Descentrar” vai até à União de freguesias de Nogueiró e Tenões
A União de freguesias de Nogueiró e Tenões recebe este Sábado, 9 de Março, o programa cultural Descentrar, promovido pelo Município de Braga com o objectivo de dar a conhecer o território, atraindo o público, através da promoção de espectáculos culturais únicos, com abordagens contemporâneas e novas criações artísticas. O programa inclui visita guiada aos escadórios do Bom Jesus do Monte, oficina de artes plásticas para os mais novos e peça de teatro
A jornada arranca pelas 15h00, com uma visita guiada aos escadórios do Bom Jesus do Monte, por Varico Pereira. A paisagem Bracarense é marcada pelo vasto património edificado, com destaque para inúmeras igrejas e santuários nas suas zonas envolventes, de que é exemplo o conjunto monumental do Bom Jesus do Monte, ex-libris da cidade de Braga e Património Mundial da Humanidade. A participação na visita guiada é livre, mas sujeita a inscrição prévia através da plataforma Eventbrite.
Pelas 16h00, no Centro Cívico de Nogueiró irá decorrer a oficina de artes plásticas infanto-juvenil “Mãos de Carvão”, pela CEA – Cooperativa de Ensino Artístico com a participação do artista Carlo Giovanni. Desenhar em grandes formatos com um material pouco usual, o carvão, em que o controlo é testado e a expressividade mostra-se em todos os riscos é um desafio para os mais pequenos na medida em que estão cada vez mais imersos nos minúsculos ecrãs digitais, que restringe o campo de visão, o movimento e a expressão. A Oficina Mãos de Carvão é sobre ver o que ninguém vê, sobre dar significados às coisas e torná-las gigantes através do desenho. A iniciativa é de inscrição obrigatória, através do Eventbrite.
Pelas 19h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Nogueiró sobe ao palco o Grupo Cénico de Arentim com a peça de teatro “Apanhados do Fim do Século”. A peça é uma adaptação de uma comédia italiana escrita livremente por Acácio Antunes e publicada em Lisboa pelo editor Arnaldo Bordalo, em 1917. A história baseia-se nas peripécias de uma família do passado séc. XX e tem como protagonistas o casal Irene e Martinho. E a crise matrimonial destas duas personagens que dá início ao enredo da peça, envolvendo cada vez mais intervenientes. O enredo, repleto de detalhes típicos da época, levará a plateia a viajar pelo séc. XIX, sempre com um sorriso no rosto e uma gargalhada fácil.
Depois da União de freguesias de Nogueiró e Tenões, o Descentrar ruma a Arentim no dia 16 de Março, segue-se a freguesia de Escudeiros a 6 de Abril e Mire de Tibães a 20 de Abril. A 4 de Maio, o Descentrar segue para a freguesia de Cabreiros e em Junho o programa cultural decorre em dose tripla: dia 8, em Lomar; dia 15 em Sobreposta e dia 29 em Fradelos. Dia 13 de Julho segue para a freguesia de Crespos e 27 de Julho para Nogueira.
Depois de uma curta pausa, o Descentrar regressa a 21 de Setembro a Adaúfe. Em Outubro, haverá muito para descobrir e explorar em sequeira, no dia 12 e em Espinho no dia 26. Dia 2 de Novembro, a Cultura segue para Tebosa e em Dezembro, haverá descentrar no dia 7 em Tadim e no dia 14 em Merelim S. Paio.
Refira-se que o Descentrar não é apenas um programa, mas um movimento de descentralização cultural que procura fortalecer a democracia cultural. Através de práticas artísticas transformadoras, visa impactar os territórios, aumentando a sua visibilidade, e transformar a experiência dos visitantes, reinventando as narrativas associadas a cada lugar.