Quantcast
 
 

Alunos de Famalicão nas Comemorações da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen

A turma do 11.º ano do curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco vai integrar a  Delegação Oficial Portuguesa que vai participar nas Comemorações Evocativas da Libertação do Campo de Concentração de Mauthausen, na Áustria, nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2022, na sequência da vitória que obteu no concurso «De Famalicão para o Mundo: Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich e os Famalicenses no Sistema Concentracionário Nazi».

 
campo
DR

O trabalho levado pela turma vencedora revelou, segundo o júri do concurso, “um elevado rigor científico e uma grande abrangência em termos de investigação. O Dossier de suporte ao projeto apresentou-se muito bem elaborado e com uma dimensão consistente com o processo de investigação”.

 
 

O concurso envolveu 9 turmas do ensino secundário, num total de 210 estudantes, dos três agrupamentos de escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão: AE D. Sancho I, AE Padre Benjamim Salgado e AE Camilo Castelo Branco, dos cursos de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais.

O júri foi constituído por Luís Alberto Alves da Universidade do Porto, Cláudia Ninhos, António Carvalho, Ansgar Schaefer, da Universidade Nova de Lisboa, António Gonçalves, curador da Galeria Municipal Ala da Frente e Arminda Ferreira, coordenadora do projeto municipal «De Famalicão para o Mundo».

 
 

Recorde-se que, recentemente, o município organizou na Casa do Território a exposição «Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich e os Famalicenses no Sistema Concentracionário Nazi», voltada para os portugueses que foram sujeitos a trabalhos forçados durante o sistema concentracionário do III Reich (1939-1945) e que incluiu um núcleo dedicado a famalicenses que passaram pelo sistema nazi durante esta época.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...