APA realiza sessão de esclarecimento sobre o Lítio em Montalegre

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai realizar uma sessão de esclarecimento no próximo dia 2 de março, quarta-feira, pelas 18 horas, no auditório municipal de Montalegre, no âmbito do projeto – Concessão de Exploração de Depósitos Minerais de Lítio e Minerais Associados – “Romano”, avança o presidente do conselho diretivo Nuno Lacasta.

 
mina

No passado dia 14 de fevereiro, como noticiou a VMTV, estava a decorrer a consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da mina de lítio “Romano”, que a Lusorecursos quer explorar em Montalegre, entre 14 de fevereiro e 25 de março, indicou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no portal participa.pt.

 
 

O projeto tem como objetivo a extração e beneficiação de rochas ricas em lítio presentes na área concessionada para a obtenção, depois de um processamento físico e químico em instalações dedicadas, de hidróxido de lítio ultrapuro, que é uma matéria-prima com forte valorização tecnológica utilizada na produção de baterias de ião lítio de elevada qualidade.

Localiza-se na freguesia de Morgade, pertencente ao concelho de Montalegre e distrito de Vila Real. Integrado na Zona A da Concessão da Mina do “Romano”, e abrangendo a antiga Área Mineira do Couto do Beça, situa-se na vertente norte da Serra do Barroso, a sudeste da Albufeira do Alto Rabagão.

 
 

O projeto para a mina de lítio que a empresa Lusorecursos Portugal Lithium quer explorar em Montalegre, tem estado envolto em polémica.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...