Apresentação do livro “Cicatrizes no Corpo e na Alma” no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Município de Guimarães associa-se às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência nesta sexta-feira, 03 de dezembro, com a apresentação do livro “Cicatrizes no Corpo e na Alma”, da autoria de Cândida Proença. A sessão tem início às 11 horas, no Paço dos Duques, com a presença da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.  Ainda nesta sexta-feira, às 15 horas, está agendada a visita de uma comitiva do Vitória Sport Clube aos utentes do CAO e do Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

 
defeciencia

O apoio do Vitória SC às comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência não se restringe a esta iniciativa. Nos dias 5 e 12 de dezembro, os utentes das instituições de apoio à deficiência do concelho e os alunos dos agrupamentos de escolas terão a oportunidade de entrar no relvado com os jogadores das Equipa B, no jogo, Vitória SC – Felgueiras e da Equipa A, no jogo Vitória SC – Tondela.

 
 

O programa das comemorações contempla ainda, durante o mês de dezembro, de sessões nas escolas “Trocar por Miúdos”, realizadas pela Plural &Singular. Estas sessões irão trabalhar com os alunos conceitos como a Equidade, Diversidade e Comunicação Acessível.

A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade é o lema deste ano das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que à semelhança de anos anteriores são organizadas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência – órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município, integrado pelas instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem atividade da área da de deficiência.

 
 

O programa das Comemorações iniciou-se no passado dia 1 de novembro, com a realização de uma Campanha de Angariação de Brinquedos pelos agrupamentos de escolas de Abação, Fernando Távora, Taipas e Cercigui, que reverte a favor do Laboratório de Robótica e Eletrónica Industrial da Universidade do Minho, que, conforme já é habitual, no mês de dezembro, faz Adaptação de Brinquedos para Crianças com Necessidades Especiais. No âmbito desta atividade organizada pela Universidade do Minho, as crianças e os jovens poderão ter a oportunidade de efetuar uma visita à “Fábrica de Adaptação de Brinquedos”, no dia 9 de dezembro, na Sociedade Martins Sarmento.

Ainda durante o mês de novembro, iniciaram-se nas escolas e instituições de apoio à deficiência, Oficinas Criativas, dinamizadas pelo músico Marco Génio com o objetivo de construir um tema musical e vídeo clip dedicado à deficiência que irá integrar o seu próximo álbum, intitulado CAUSAS. 

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...