Biblioteca Municipal de Fafe celebra 15 anos de existência

Elemento central no desenvolvimento da estratégia cultural de Fafe, Biblioteca concedeu, ao longo destes anos, 110 mil empréstimos para leitura domiciliária, em diferentes suportes.

 

A Biblioteca Municipal de Fafe está a comemorar, durante o mês de maio, década e meia de existência nas atuais instalações como espaço público de leitura, lazer, cultura e informação. Aberta ao público em 15 de abril de 2007 e inaugurada oficialmente em 16 de maio de 2007, no âmbito de um protocolo celebrado entre a autarquia de Fafe e a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, a Biblioteca Municipal tem por missão promover e fomentar a criação de hábitos de leitura, assumindo-se, num sentido mais lato, um território de lazer, fruição cultural, informação e, acima de tudo, espaço de liberdade e construção cívica.

 
 

A utilização da Biblioteca está a mudar e, ao longo do tempo, tem vindo a adaptar-se, abandonando cada vez mais o conceito de espaço de silêncio absoluto, tornando-se num local aprazível, de convívio, de partilhas e de aprendizagens, ao diversificar a sua atuação para ir ao encontro das expectativas dos seus utilizadores. Enquanto agente transformador da sociedade, a biblioteca contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade e, no contexto de Fafe, é um elemento central no desenvolvimento da estratégia cultural.

Até ao momento, encontram-se inscritos na Biblioteca 9.770 leitores e 4.339 nas restantes unidades administrativas, que fazem parte da Rede de Bibliotecas de Fafe, perfazendo um total de 14.109 leitores. Ao longo destes anos, emprestou para leitura domiciliária, gratuitamente, cerca de 110 mil documentos, nos vários suportes de informação, dispondo, atualmente, de um fundo documental com 161.194 registos bibliográficos. A introdução de um catálogo digital e disponibilizado online (em http://fafeopacgib.bibliopolis.info/opac/) permite hoje aos utilizadores e leitores uma consulta cómoda e rápida de todas as existências.

 
 

Serviço de biblioteca é para todos e em qualquer lugar

As atividades de animação de leitura, as visitas guiadas ao interior da instituição e as ações de formação e informação de utilizadores, com a criação de sessões de apoio à pesquisa, bem como o apoio às Bibliotecas Escolares do concelho, completam os serviços disponibilizados pela Biblioteca Municipal de Fafe. A curto prazo será apresentado o portal da Biblioteca que agregará as 14 bibliotecas escolares do concelho e a Casa do Conhecimento, que se encontra sediada nas suas instalações e, também, o fundo bibliográfico em suporte digital da ilustre poetisa fafense Soledade Summavielle.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...