Braga celebra Aliança entre Portugal e Reino Unido com espectáculos culturais na Praça do Município e Theatro Circo

Este sábado, dia 9 de Julho, Braga vai assinalar os 650 anos do tratado de amizade que iniciou a Aliança entre Portugal e o Reino Unido com diversas iniciativas, com destaque para um espectáculo coordenado pelo English National Ballet às 17h30 na Praça do Município e uma Gala Solidária, no Theatro Circo, às 21h30.

 
tagilde

Ambas as iniciativas têm entrada livre, sendo que para a gala é necessário levantar bilhete no emblemático espaço Bracarense.

 
 

Este será o ponto alto das celebrações do mais antigo tratado entre os dois países, que foi assinado em Tagilde, Vizela, a 10 de Julho de 1372, e que tem esta semana o distrito de Braga como epicentro das celebrações, com várias iniciativas a decorrer, deste Quarta-feira, entre Braga e Vizela.

Deste modo, no próximo sábado às 17h30, e numa estreia mundial do English National Ballet, “Dança na Perpetuidade” será apresentada ao público num espectáculo ao ar livre na Praça do Município. Esta performance é uma nova obra coreográfica e musical que celebra os valores fundadores da Aliança. Neste espectáculo participará ainda o Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford, liderado pelo maestro Owen Rees, e conta ainda com a participação de seis escolas de dança Bracarenses: Ent’Artes Escola de Dança, Backtage, Brácara Team, Escola de Ballet Colégio Dom Diogo de Sousa, Academia Braga Dança, Arte Total.

 
 

Este projecto é coordenado por Derbyshire-Fox, com coordenação artística de Laura Harvey e coreografia de Ruth Brill. A compositora é a Charlotte Harding.

À noite, o Theatro Circo veste-se a rigor para a realização de uma gala solidária, que será abrilhantada por prestigiados grupos portugueses e britânicos.

 

A partir das 21h30 segue-se um espectáculo que se iniciará com a estreia mundial de uma nova obra do English National Ballet, com coreografia de Renato Peroni de Castro. “Se a tanto me ajudar o engenho e arte” (Luis de Camões), um pequeno ballet de câmara para quatro solistas, utilizando como técnicas o ballet clássico, ballet contemporâneo e elementos de dança butoh. Sem ter uma trama fixa, esta é uma peça de atmosfera em três partes estreitamente vinculadas à intricada música de Carlos Seixas.

Engenhosidade, graça, arte, melancolia e humor – características comuns aos povos português e inglês- estão aqui representadas e geraram a inspiração deste bailado. Os bailarinos que vão actuar são Rhys Yeomans, Emilia Cadorin, Victor Prigent, Miguel Angel Maidana.

 

De seguida, haverá uma actuação do Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford com a Orquestra da Universidade do Minho, sob a coordenação do maestro Owen Rees. Por fim, iá actuar ainda o Quinteto de sopros da Band of the Coldstream Guards. Esta gala é de entrada livre, mas é necessário levantar convite nas bilheteiras do Theatro Circo. O dress code é traje escuro.

As comemorações dos 650 anos do tratado de amizade entre Portugal e o Reino Unido têm esta semana diversas actividades, num programa coordenado pela Portugal-UK 650 (https://portugal-uk650.com).

A partir desta Quarta-feira, a Universidade do Minho recebe o Congresso Interdisciplinar da Aliança Luso-Britânica, no Salão Medieval da Reitoria. Sexta-feira, Vizela recebe um concerto da Banda de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, com a participação da Sofia Escobar. A Embaixada do Reino Unido organiza também em Braga, este Sábado, várias actividades que vão decorrer na Praça da República.

Está ainda a decorrer desde o dia 1 de Julho, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a exposição “Catarina de Bragança, Memorias de uma Aliança”, de obras criadas em hospitais e escolas para o projecto Portugal-UK 650.

 

No Domingo, dia 10, haverá uma eucaristia na Sé Catedral de Braga, com música interpretada pelo Coro do Queen’s College da Universidade de Oxford e que será presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga D. José Cordeiro. Nesse mesmo dia, mas em Vizela, mais concretamente em Tagilde, haverá uma Sessão Solene, com a recriação do momento de Assinatura do Tratado de Tagilde.

Comentários

comentários

Você pode gostar...