Braga consagrou mérito desportivo dos seus Campeões

O Município de Braga voltou a prestar tributo a todos os campeões demonstraram o seu mérito desportivo a nível nacional, europeu e mundial. Atletas, dirigentes, treinadores, árbitros, assim como o melhor evento desportivo do Concelho, tiveram o merecido reconhecimento nesta IX Gala do Desporto, que decorreu no Altice Forum Braga.

 

Nesta cerimónia foi reconhecido o mérito de todos os atletas e clubes que obtiveram resultados de elevada performance durante a época desportiva de 2021/2022, no período compreendido entre 1 de Outubro de 2021 e 30 de Setembro de 2022.

 
 

O júri atribuiu o prémio de melhor árbitro a Diogo Martins, árbitro de basquetebol desde 2008, que ascendeu à primeira categoria nacional em 2012. Desde 2019 que integra os quadros de arbitragem de categoria internacional. Na última época destacou-se ao estar presente nos principais jogos do campeonato nacional e ao marcar presença em sete jogos internacionais, sendo de realçar a presença no Campeonato Europeu de Sub20.

A categoria de melhor treinador foi atribuída a Joaquim Gonçalves, director técnico, seleccionador nacional e responsável pelo Karaté do Sporting Clube de Braga. Promoveu a evolução do karaté português a nível internacional com a conquista de diversas medalhas e títulos no âmbito da selecção nacional. De realçar também a conquista de diversos títulos e medalhas internacionais por atletas por si orientados.

 
 

O prémio de melhor dirigente desportivo foi atribuído a Pedro Dias, director executivo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2011, responsável pelas modalidades de Futsal e Futebol de Praia e pela coordenação da formação dos treinadores de futebol, futsal e de futebol de praia e de alguns programas de desenvolvimento com os sócios ordinários da Federação. Pedro Dias encontra-se implicitamente ligado ao período de ouro do futsal e futebol de praia nacional, culminando com títulos mundiais e europeus.

Já o prémio de Mérito e Excelência foi atribuído a Jorge Braz, seleccionador nacional de Futsal.

 

Os Bracarenses também foram chamados a participar nesta IX Gala do Desporto, para eleger o melhor evento desportivo do ano. Através de uma votação online, o IX Braga Youth Rugby Cup foi o evento do ano, recolhendo 55,5% dos votos. Esta foi uma competição internacional de rugby destinada a escalões de formação (10 aos 15 anos), organizada pelo Braga Rugby com o apoio do Município de Braga. Participaram nesta edição cerca de 30 equipas provenientes de Portugal e Espanha, contabilizando cerca de 500 atletas.

Os títulos nacionais e internacionais alcançados pelos clubes e atletas também foram reconhecidos pelo Município de Braga, numa Gala que se revelou transversal a todas as modalidades. Da Patinagem à Dança, do Taekwondo ao Futsal, da Canoagem ao Boxe, passando pelo Basquetebol, Bilhar Atletismo, Automobilismo e Karting, entre outras modalidades, foram centenas de atletas distinguidos pelas suas conquistas.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...