Quantcast
 
 

“BUPi” Montalegre já está aberto ao público

A Câmara de Montalegre disponibiliza um balcão de atendimento presencial, onde os munícipes têm a possibilidade de consultar, atualizar ou identificar, através de coordenadas geográficas, as parcelas de terrenos rústicos e mistos de que são proprietários. O balcão, instalado no edifício da autarquia, conta com a presença de técnicos habilitados para apoiar e colaborar com os proprietários no processo de regularização cadastral.

 
Bupi

Para além do atendimento no edifício da autarquia, os técnicos contratados irão deslocar-se às sedes das Juntas de Freguesia para aí realizarem a representação gráfica georreferenciada (RGG) dos terrenos, evitando as deslocações dos proprietários à sede do concelho. Para realizar a RGG, o proprietário necessita de ter consigo o seu Cartão de Cidadão e a Caderneta Predial com o número das matrizes da propriedade a georreferenciar e saber identificar a sua propriedade no mapa. Este projeto é financiado pelo Portugal 2020, através do PO Norte, e pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu (FSE).

 
 

Salientar que o BUPi surgiu em 2017, como projeto piloto em 10 municípios do Norte e Centro do país, no âmbito da reforma florestal, com o intuito de conhecer o território português de forma simples e inovadora e tendo como objetivos o ordenamento do território, a valorização dos recursos naturais, a identificação dos proprietários e ainda a prevenção dos incêndios rurais.

O QUE É O BUPi?

 
 

O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país.

QUEM PODE ADERIR AO BUPi?

 

Podem aderir gratuitamente os titulares de propriedades localizadas em municípios aderentes ao BUPi, como é o caso de Montalegre. A localização de propriedades pode ser efetuada pelo interessado, via online, ou num balcão BUPi, presencialmente, com um técnico habilitado. Caso efetue a localização e identifique os limites da sua propriedade online, o processo é encaminhado para um técnico, que verificará a conformidade da informação. Pode ainda telefonar pelo número 276 510 2017.

PROPRIETÁRIOS | PORQUE SE DEVE REGISTAR?

 

– Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi;
– Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno;
– Para ajudar na gestão do território rural português, contribuindo para a prevenção de incêndios no nosso país;
– Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a representação gráfica georreferenciada obtida através do BUPi, pelo período de quatro anos a contar da data de adesão do município ao BUPi.

IDENTIFICAÇÃO ONLINE

 

Para iniciar online, precisa de ter consigo o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital (CMD) e de reunir toda a documentação sobre a sua propriedade:

Documentos obrigatórios:
– Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade e NIF);
– Caderneta predial com o número das matrizes ou informação para consulta no Portal das Finanças.

Documentos facultativos:
– Caso o promotor já tenha feito um levantamento prévio, deve levar consigo o ficheiro das coordenadas;
– Documento que comprove a titularidade direito de propriedade, se existir;
– Documento que comprove a legitimidade do promotor para dar início ao procedimento de RGG, se necessário.

Comentários

comentários

Você pode gostar...