Câmara de Braga inaugurou horta comunitária de Ferreiros

O Município de Braga inaugurou esta Quarta-feira, 15 de junho, a Horta Comunitária de Ferreiros e Gondizalves. Esta é já a décima horta existente no Concelho, num esforço conjunto da Autarquia e das Juntas e Uniões de Freguesia. São já mais de 30 mil metros quadrados de área cultivada por mais milhares utilizadores.

 

A horta comunitária de Ferreiros e Gondizalves fica situada na Rua Padre Francisco Marques, em Ferreiros, e conta com 30 talhões que vão servir a população daquela União de Freguesias. 

 
 

Na inauguração, o vereador do Ambiente, Altino Bessa, referiu que o Município tem apoiado vários projetos para a criação de hortas urbanas no Concelho e faz um balanço positivo da estratégia que tem vindo a ser seguida.

“As hortas urbanas são uma realidade em todas as grandes cidades do mundo. Em Braga são inúmeras as atividades municipais que visam esta prática. Ao criar uma horta restabelecemos a biodiversidade, promovemos o combate às alterações climáticas, criamos hábitos de consumo saudáveis e proporcionamos momentos de partilha, aprendizagem e convívio entre os seus utilizadores”, salientou o vereador.

 
 

Altino Bessa explicou que os apoios à criação das hortas são adequados às necessidades, podendo variar entre a disponibilização ou preparação do terreno, apoio técnico ou logístico de meios e materiais para a sua instalação.

 Em Braga existem já dez hortas, nomeadamente em Parada de Tibães; Quinta das Hortas; Quinta das Lameiras; Nogueiró e Tenões; Quinta da Armada; Nogueira, Fraião e Lamaçães; Montariol; Gualtar; S. Vicente; Ferreiros e Gondizalves.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...