Câmara Municipal de Vizela e a Comissão Coordenadora de Portugal vão apresentar o Postal da República

No âmbito das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a Câmara Municipal de Vizela e a Comissão Coordenadora de Portugal-UK 650 vão apresentar o Postal da República emitido pelos CTT comemorativo dos 650 anos do Tratado de Tagilde, no próximo dia 9 de junho, pelas 11.00h, no edifício sede do Município.

 

Para alem da presença do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Victor Hugo Salgado, e da Presidente da Portugal-UK 650, Maria João Rodrigues de Araújo, a cerimónia irá contar com a presença do Embaixador Britânico em Portugal, Chris Sainty e do Diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira.

 
 

De realçar que no dia 10 de julho de 2022 assinalam-se os 650 anos da Aliança Luso-Britânica, baseada na paz e amizade perpétua entre os dois países, que se iniciou com o Tratado de Tagilde a 10 de julho de 1372 e foi consolidada com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

A Câmara Municipal de Vizela considera esta mais uma iniciativa potenciadora do enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

 
 

As comemorações do Tratado de Tagilde vão ainda contribuir para consolidação da imagem e identidade do Concelho de Vizela como destino turístico privilegiado, na vertente de turismo histórico e cultural.

Sobre Portugal-UK 650

 

Portugal-UK 650 é a iniciativa responsável pelas comemorações do 650º aniversário da Aliança Luso-Britânica em Portugal e no Reino Unido. Pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade, cooperação e comércio, desenvolver investigação científica sobre a Aliança Luso-Britânica, e promover os valores do Tratado fundacional da Aliança no mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, solidariedade, sinceridade e amabilidade – “… haverá daqui em diante uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e liga de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

A longo prazo, Portugal-UK 650 espera contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países. 

 

O programa das comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica pode ser consultado no site  https://portugal-uk650.com.

Para além da celebração das datas de maior importância – os 650 anos do Tratado de Tagilde (10 de julho de 2022) e do Tratado de Londres (16 de junho de 2023) – engloba outras iniciativas, até 2023, em parceria com mais de 100 instituições portuguesas e britânicas, no âmbito da investigação, educação, cultura, comércio, de cooperação e sociais.

Comentários

comentários

Você pode gostar...