Caminho Medieval: “Recriação de peregrinação no Caminho Português de Santiago”

O Município de Barcelos, em parceria com a Junta de Freguesia de Balugães, realiza, no próximo fim de semana, dias 21 e 22 de maio, a atividade “O Caminho Medieval – Recriação de Peregrinação no Caminho Português de Santiago. Trata-se de uma iniciativa no âmbito do projeto EEC Provere Minho Inovação, mais concretamente no item “Touring Cultural (Aldeias de Portugal) – Programa de qualificação e animação económica, turística e cultural das Aldeias do Minho, financiado pela União Europeia e enquadrado no projeto Amar o Minho.

 


Assim, no dia 21 de maio, às 14h, avança uma recriação da peregrinação medieval, que iniciará junto da igreja de Vila Boa e percorrerá todas as freguesias do Caminho até Balugães. A atividade visa recriar o ambiente de peregrinação e estadia dos peregrinos no Caminho Português de Santiago, numa das suas etapas mais emblemáticas – Barcelos a Ponte de Lima -, mais propriamente no adro da igreja de S. Martinho de Balugães. A iniciativa visa chamar a atenção para o património existente na etapa Barcelos – Balugães, mobilizando os agentes para que no futuro esta seja a peregrinação de maior dimensão enquanto registo de recriação histórica, neste que é o caminho mais emblemático, e a partir do qual se gerenciou todo o volume de peregrinos que existe atualmente em Portugal.

 
 


Do programa faz parte a recriação de uma ceia medieval, pelas 20h00, no adro da igreja de São Martinho, em Balugães.


No domingo, 22 de maio, também no adro da Igreja de S. Martinho de Balugães, será recriado o ambiente medieval que os peregrinos viviam, quando passavam por aquele local.
Esta ação associa recriação histórica, experiências diferenciadoras e Caminho de Santiago.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...