CIM CÁVADO promove sessão sobre o papel das mulheres no desenvolvimento local

A Comunidade Intermunicipal do Cávado, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, promoveu no dia 8 de março, nas suas instalações, uma sessão sobre “O Papel das Mulheres no Desenvolvimento Local”. 

 
cim cavado

Este momento simbólico contou com a presença da Vice-Presidente da CIM Cávado e Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes e da museóloga, Maria Lurdes Rufino que abordaram o papel das mulheres do Cávado em processos de mudança locais. 

 
 

Nesta sessão foi ainda debatida a evolução da participação da mulher ao nível da participação política, na administração e nos processos de desenvolvimento local, bem como o trabalho que as autarquias locais têm vindo a desenvolver no domínio da igualdade e conciliação entre a vida pessoal, profissional e familiar. 

Também se debateram algumas questões mais abrangentes centradas na disparidade salarial que ainda existe em alguns setores de atividade, a desmitificação de mitos históricos relacionados com algumas profissões habitualmente associados ao feminino. 

 
 

Mulheres representantes de diversas entidades marcaram presença e destacaram ainda a importância da educação para a igualdade de oportunidades. 

No final da iniciativa, e tendo em conta a crise humanitária que se vive na Ucrânia, foi divulgado um testemunho de Ewa Kochanska, voluntária no Centro de Apoio a refugiados da Câmara Municipal de Lódz – Polónia, que recebem diariamente mulheres e crianças provenientes da guerra. Deste testemunho salienta-se o papel preponderante que a concertação e o trabalho em rede entre as autarquias e entidades locais têm tido na promoção da melhor resposta possível à situação atual. 

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...