Quantcast
 

Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica

No dia 10 de julho de 2022 comemoram-se os 650 anos do Tratado Luso-Britânico de Tagilde, assinado pelo rei D. Fernando I de Portugal e pelos delegados de João de Gante, Duque de Lencastre e filho do rei Eduardo III de Inglaterra, e que conduziu à assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, selado na Catedral de São Paulo, em Londres, em 16 de junho de 1373, pelo Rei Eduardo III, de Inglaterra, e pelo Rei D. Fernando e Rainha D. Leonor, de Portugal, que se mantém em vigor até aos dias de hoje.

 

Com a premissa de celebrar a mais antiga aliança diplomática do mundo e assumindo os textos dos tratados como base inspiracional, a iniciativa Portugal-UK 650, juntamente com uma centena de entidades parceiras tem vindo a promover um conjunto de atividades de investigação, educação, cultura, de cooperação e sociais, de modo a transmitir esses valores às gerações do mundo atual – paz, amizade, verdade, fidelidade, constância, sinceridade, amabilidade e solidariedade.

 
 

“Haverá daqui em diante entre nós uma verdadeira, fiel, constante, mútua e perpétua paz e amizade, união e aliança e ligas de sincero afeto” (Artigo I, Tratado da Aliança, Londres 16 junho 1373) – apelando à responsabilidade e compromisso de cada um.

Maria João Rodrigues de Araújo, presidente de Portugal-UK 650, explica que “é importante continuar com o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol da sociedade. Desejamos contribuir para uma sociedade mais segura e fraterna, com maior conhecimento do seu património histórico-cultural, mais solidariedade internacional e um diálogo, cooperação e amizade fortalecidos entre os cidadãos de ambos os países.”

 
 

A presidente de Portugal-UK 650 convida à participação de todos neste momento de celebração tão relevante para a história dos dois países.

Entre os dias 6 de 15 de julho vai realizar-se uma série de iniciativas em Braga, Vizela e Tagilde. Estão também estão agendados alguns concertos para Lisboa, Sintra, Coimbra e Porto

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...