Quantcast
 
 

Conferência “Corte Na Aldeia: Ambiente Literário E Participação Feminina No Século XIX – Ana Amália Moreira De Sá”

No âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020, a Câmara Municipal de Vizela recebe a conferência Corte na Aldeia: ambiente literário e participação feminina no século XIX – Ana Amália Moreira de Sá, inserida no Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária”, promovida pelo Consórcio Minho Inovação.

 

De realçar que o Consórcio Minho Inovação integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, e promove no próximo dia 5 de junho, às 15h30, na Casa da Cultura de Vizela, o Ciclo de Conferências “Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identitária” no âmbito do projeto âncora “PA2. Touring Cultural – Identidade Cultural do Minho”, cofinanciado pelo Norte 2020.

 
 

Esta será a oitava conferência proferida pela Doutora Micaela Ramon subordinada ao tema Corte na Aldeia: ambiente literário e participação feminina no século XIX – Ana Amália Moreira de Sá. Sob um título tomado do reputado escritor seiscentista, Francisco Rodrigues Lobo, em cuja obra se figura um “serão de corte” dedicado às práticas da discussão didático-moral, nesta sessão pretende-se evocar as vivências culturais em territórios afastados dos grandes centros urbanos, onde é possível rastrear práticas de sociabilidade associadas aos livros, à escrita e às tertúlias literárias. Através de uma revisitação da figura e da obra de Ana Amália Moreira de Sá, procurar-se-á dar destaque à participação feminina em atividades e contextos tradicionalmente reservados aos homens.

A conferência irá assim contar com a participação de um conceituado painel de investigadores, constituído por Micaela Ramon, Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Fernando Machado, Professor Catedrática aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Antero Ferreira, Diretor da Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património, ficando a moderação da Mesa Redonda sob a orientação da jornalista e escritora Laurinda Alves. Ainda no âmbito deste programa, haverá a leitura encenada de alguns poemas de Ana Amália Moreira de Sá, pela atriz Eva Paula Fernandes e um Momento Musical pela Sociedade Filarmónica Vizelense. Será transmitida on-line através do link https://www.facebook.com/CMVizela.

 
 

Neste Ciclo de Conferências que percorrerá os 24 municípios do Minho, pretende-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

Para estas conferências serão convidadas personalidades académicas com trabalho de investigação de grande relevo na área em análise – Identidade Cultural do Minho. A organização pretende, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências.

 

A participação nestas sessões é gratuita, contudo e considerando as regras de ocupação da Casa da Cultura em Vizela, por razões de segurança sanitária, e na possibilidade de participação, a inscrição deverá ser efetuada através do link www.minhoin.com, de forma a fazer a respetiva reserva. As inscrições são limitadas, assegurando as recomendações e regras da DGS (orientação 028/DGS) na prevenção do COVID 19.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...