Quantcast
 
 

Covid-19: Encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda do Distrito de Braga

Reuniu nas instalações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no dia 08 de setembro de 2021, pelas 11:00 horas, a Comissão Distrital de Proteção Civil, tendo o ponto único da ordem de trabalhos o encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda Distrital.

 
estrutura de apoio


Recorda-se que a Estrutura de Apoio de Retaguarda funcionou nas instalações do Hotel João Paulo II no Sameiro em Braga, ao abrigo de protocolo celebrado entre os Hotéis do Bom Jesus e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil conforme previsto no Despacho n.o 10942-A/2020 de 06 de novembro de 2020.

 
 


A Estrutura de Apoio de Retaguarda iniciou a sua atividade em 23 de novembro de 2020, em parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P. e a Administração Regional de Saúde do Norte, I.P, no referido Hotel, local que se encontrava preparado desde 26 de abril de 2020, onde foram adaptados os quartos, corredores, lavandaria e espaços envolventes para receber os doentes infetados por SARS-CoV-2, dispondo de uma capacidade de 70 camas, 19 das quais articuladas.

A Estrutura de Apoio de Retaguarda destinava-se a acolher utentes contaminados por SARS-Cov-2, sem retaguarda familiar/institucional, bem como, para apoiar as Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, sempre que tal necessidade se verificasse, após verificados os pressupostos criados pela Subcomissão Distrital de Proteção Civil.

 
 


Durante o período em que a Estrutura de Apoio de Retaguarda permaneceu ativa acolheu vinte e dois utentes oriundos de diversos municípios do Distrito de Braga.
Face à evolução positiva da situação pandémica em Portugal e face à ausência da necessidade de ocupação do espaço por utentes infetados por SARS-CoV-2, a proposta de encerramento da Estrutura de Apoio de Retaguarda foi aprovada por unanimidade.

A Comissão Distrital de Proteção Civil, deliberou ainda, emitir um voto de louvor de reconhecimento, empenho e esforço a todas às entidades públicas e privadas envolvidas no combate à Pandemia COVID 19, com especial relevância aos Bombeiros, Forças e Serviços de Segurança, Serviços de Saúde, Segurança Social, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Forças Armadas, Serviços de Proteção Civil e Autarcas.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...