Quantcast
 
 

‘Do Ferro ao Ouro’ inicia viagem ao Legado Medieval em Barcelos

Os municípios de Barcelos, Esposende e Braga uniram-se para criar uma iniciativa que nos transporta até aos períodos mais emblemáticos do passado de cada cidade.

 
Barcelos

A iniciativa ‘Do Ferro ao Ouro’ conta com um programa dividido pelas três cidades, e apresenta mais de 100 iniciativas, gratuitas, ao longo de quatro meses, que nos levam a viajar em três épocas distintas, a Idade do Ferro, a Idade Média e o período Barroco.

 
 


A viagem no tempo inicia com o legado Medieval barcelense em destaque, de 2 a 18 de julho, com vários eventos na Torre Medieval, Frente Ribeirinha, Paço dos Condes, Igreja Matriz, Largo Martins Lima e no Castelo de Faria.


Depois da itinerância de Barcelos em Braga, com um concerto do Coro de Câmara de Barcelos em que apresentaram os Louvores a Nossa Senhora nas Cantigas de Santa Maria, de Afonso X, o Sábio, segue-se agora a itinerância de Esposende em Barcelos com a sinfonia Mataphor of a Place, de Frederico Dinis, no dia 26 de junho, às 22h00, em Galegos Santa Maria.Barcelos faz a sua viagem ao legado Medieval, de 2 a 18 de julho, com torneios de justas a cavalo, na Frente Ribeirinha, apresenta vários autos de Gil Vicente, enquadrados pelos monumentos mais significativos da época.

 
 

Pode ainda participar em jogos de tabuleiro medievais, na Torre Medieval, e ficar a conhecer histórias e segredos com as visitas guiadas ao Paço dos Condes de Barcelos e ao Centro Histórico. Ainda durante esta viagem ao passado, pode ver, viver e experimentar in loco o quotidiano da época medieval, pela experiência de um conjunto de atividades artesanais em contexto de oficina, num acampamento montado entre as ruínas do Castelo de Faria.

O exercício interpretativo e pedagógico dos ofícios principais, dos jogos, e outras atividades ligadas ao tema medieval, como a equitação, a armaria e a falcoaria, serão disponibilizados e dinamizados por técnicos experimentados em associação com os artesãos locais.A viagem ao passado prossegue em Esposende com o período Galaico-Romano, entre 23 e 25 de julho, e termina em Braga com destaque para o período Barroco, entre 22 e 26 de setembro.

 


Pode consultar todos os eventos do programa, horários, informações e inscrições em www.do-ferro-ao-ouro.pt. Todas as atividades estarão sujeitas às normas da Direção-Geral da Saúde em vigor na altura da sua realização. Todos os eventos são de entrada gratuita, e sujeitos a inscrição prévia. Para participar nos eventos que se realizam em Barcelos inscreva-se através do e-mail doferroaoouro@cm-barcelos.pt.


A operação “Do Ferro ao Ouro” foi apresentada à Autoridade de Gestão do NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte n.º 14-2020-25, sendo cofinanciada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...