Quantcast
 
 

Documentário sonoro sobre a Urbanização das Parretas é lançado este Domingo

O projecto sonoro documental ´AcustiCidade´, do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, procura contar a história das urbanizações Bracarenses através de testemunhos dos seus moradores e da captação de paisagens sonoras. Arrancou em Abril, nas “Parretas”, e será apresentado ao público este Domingo, 8 de Agosto, às 13h00, na RUM – Rádio Universitária do Minho.

 
Braga

O documentário sonoro será ainda apresentado em duas formas: em formato online, através do site www.acusticidade.com, disponível para consulta a partir deste Domingo e onde constará a reprodução do documentário sonoro em seis episódios; em formato físico, através de um mapa que convidará a descobrir a Urbanização das Parretas com a sugestão de percursos no terreno. O mapa estará disponível a partir de Segunda-feira em diversos espaços culturais da Cidade de Braga.

 
 

Desde a construção da urbanização das “Parretas”, há cerca de 35 anos, que a paisagem transformou-se e é essa imagem, de transição do passado para o presente, que o projecto AcustiCidade procura mostrar ao público.

Que sons da antiga quinta ainda ecoa nos ouvidos de quem a habita hoje? O que será que a paisagem sonora das “Parretas” nos podes contar sobre a sua história? Partindo de depoimentos de moradores e paisagens sonoras do seu ambiente, recolhidas através de uma oficina de captação sonora realizada com a comunidade, o colectivo Space Transcribers, a convite do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, foi à procura de respostas que são reunidas agora num documentário sonoro que retrata a vida na Urbanização das “Parretas”!

 
 

Para além da Space Transcribers, associação sem fins lucrativos, e rede internacional de arquitectos, urbanistas e artistas com sede em Braga, o projecto conta ainda com a colaboração do músico e artista sonoro português Pedro Augusto.

O Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts vem fazer múltiplas ligações entre criação, Media Arts e comunidade. Aqui as novas tecnologias são motor de produção, de conhecimento e de fruição das artes. As actividades são pensadas para escolas, famílias, crianças, professores, seniores, comunidades, profissionais, amadores, artistas e quem mais quiser juntar-se. Mais informações e programa completo do Circuito em www.bragamediaarts.com/pt/circuito.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...