Educação Musical e Física abrangem quase mil crianças de Esposende
Projetos do Município envolvem alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º ano de escolaridade
902 crianças do concelho de Esposende estão a beneficiar, no presente ano letivo, dos projetos de Educação Musical e de Educação Física do Município de Esposende.

A medida abrange 550 crianças que frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da rede pública concelhia, com idades entre os 3 e os 5 anos, bem como os 352 alunos do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que, este ano letivo, foram também abrangidos por esta oferta educativa.
Os projetos de Educação Musical e de Educação Física são garantidos por via do contrato-programa estabelecido com a Zendensino – Cooperativa de Ensino, que garante os recursos humanos qualificados para o desenvolvimento destas atividades, em coadjuvação pedagógica com os Educadores de Infância e Professores Titulares que asseguram o seu acompanhamento e colaboram na coordenação pedagógica, em articulação com o Município.
Com a dinamização do Projeto de Educação Musical, pretende-se expandir o património sensorial, intelectual e cultural dos alunos, colocando-os em contacto vivo com a música, através de práticas e aprendizagens significativas em torno da audição musical ativa, da experimentação, de práticas instrumentais coletivas e da criação/invenção musical. A abordagem à Música dá continuidade às emoções e afetos vividos nestas experiências, contribuindo para o prazer e bem-estar do aluno, valorizando os seus interesses e propostas, no desenvolvimento de uma prática sistemática e contínua direcionada para um desenvolvimento progressivo das competências musicais do aluno e o alargamento do seu quadro de referências artísticas e culturais.
O Projeto de Expressão Física-Motora tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades físicas e motoras dos alunos, contribuindo para a sensibilização da importância da prática desportiva para uma vida saudável. Pretende-se proporcionar aos alunos experiências e oportunidades desafiantes e diversificadas, contribuindo para desenvolver a sua consciência e domínio do corpo, promover estilos de vida saudáveis e a prática do exercício físico e criar condições para a exploração livre do espaço, do movimento e dos materiais. Estes propósitos convergem na visão organizacional do Município nesta área específica, no sentido de promover o desporto como parte ativa do desenvolvimento sustentável do concelho, promovendo uma maior e melhor qualidade de vida.
A Educação Musical tem vindo a ser proporcionada às crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública do concelho desde o ano letivo 2006/2007, ao passo que a Expressão Físico-Motora foi implementada no ano letivo 2014/2015, contribuindo para o desenvolvimento global das crianças. Ambos os projetos visam proporcionar a diversificação das atividades no âmbito da educação musical e da prática físico-motora na Educação Pré-Escolar e no 1º ano de escolaridade do 1º CEB, promover o trabalho cooperativo entre docentes, contribuindo para o sucesso educativo, ponto fulcral da ação pedagógica.
Através da promoção destes projetos, o Município contribui para o enriquecimento das experiências educativas dos alunos e para o seu integral desenvolvimento, através do aprofundamento dos conteúdos nas áreas da música e da prática desportiva. Ao proporcionar o acesso de todos os alunos a estas atividades, está também a fomentar a igualdade de oportunidades, postura que se enquadra nas metas preconizadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.