Quantcast
 
 

Esposende convida a fechar as torneiras por uma hora no Dia Mundial da Água

No próximo dia 22 de março, o Município e a empresa municipal Esposende Ambiente desafiam a comunidade a fechar a torneira, entre as 22h00 e as 23h00, aderindo, assim, à campanha “H2Off – Hora de fechar a torneira” da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais.

 
esposende
Imagem Ilustrativa


Esta campanha nacional, que se realiza pelo segundo ano consecutivo no Dia Mundial da Água (22 de março), desafia os cidadãos a não consumirem água durante uma hora e pretende estimular a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado. É fundamental o uso
consciente e eficiente da água, a aplicação de boas práticas e a mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, essencial à vida.

 
 


A Esposende Ambiente e o Município de Esposende partilham a preocupação da ADPA e apelam à participação da comunidade nesta iniciativa que se encontra alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente no que se refere a Água Potável e Saneamento (ODS 6), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Produção e Consumo Sustentáveis (ODS 12), Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).


O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para promover a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos, de modo a potenciar a consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e básico que é a água. Em Portugal o consumo médio de água só no setor doméstico ronda os 124 litros de água por habitante/dia, valor superior aos 110 litros indicados pela ONU como aceitável.

 
 


Neste contexto, apela-se à adesão a este movimento simbólico fechando as torneiras, pelo menos por uma hora, no dia 22 de março.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...