Quantcast
 
 

Esposende organiza I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável

O Município de Esposende vai promover, no próximo dia 8 de novembro, o I Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável.

 


A iniciativa, que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, entre as 9h30 e as 17h30, enquadra-se no “Ativo + | Programa Colaborativo para a promoção da Longevidade Ativa e Saudável”.

 
 


Inspirado pelo espírito deste programa, orientado para potenciar a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas, no concelho, através da promoção de um envelhecimento ativo e saudável, este evento pretende explorar e aprofundar conhecimentos com base em experiências, metodologias e projetos implementados no território concelhio.


Neste contexto, este primeiro Encontro de Boas Práticas incidirá sobre quatro pilares fundamentais de intervenção. Assim, ao nível da “Prestação de Cuidados”, a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado vai partilhar a sua experiência com a metodologia Humanitude. Na vertente “Direitos Humanos, Participação e Empoderamento “, a associação HOPE! Respostas Sociais, vai apresentar os projetos “Memórias do Bairro I e II”. No eixo de intervenção “Atividade Física”, a empresa municipal Esposende 2000 vai dar a conhecer o programa “Dar Vida aos Anos”, evidenciando a promoção da atividade física como condição para o envelhecimento ativo e saudável, partilhando a experiência do Boccia. “Práticas Artísticas e Natureza” é outra das áreas a abordar, explorando os projetos “Por um Galho” e “Mãos ao Barro”, desenvolvidos pela GRASSA – Grupo de Ação e Solidariedade Social de Antas e que utilizam a arte como ferramenta de inclusão.

 
 


Após a apresentação dos projetos, e em jeito de mesa-redonda, os participantes que usufruírem destes programas poderão partilhar a sua perceção ao nível dos benefícios e impactos nas suas vidas, sendo que os profissionais envolvidos na implementação dos projetos abordarão os desafios e as mais valias, e os representantes da academia proporcionarão uma análise científica baseada no estado da arte das diferentes abordagens.


As inscrições para este Encontro de Boas Práticas de Promoção de Envelhecimento Ativo e Saudável são gratuitas, mas obrigatórias, devendo ser efetuadas até ao dia 1 de novembro, em: https://forms.office.com/e/9grXTzeZrU .

 


Através da promoção deste evento, o Município de Esposende contribui para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere aos ODS 3 – Saúde de Qualidade, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...