Esposende promove mais uma edição do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil
Competição arranca domingo, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, em Marinhas
A Campeonato Concelhio de Futebol Infantil 2022/2023, promovido pelo Município de Esposende, arranca no próximo domingo, dia 23 de outubro, às 9h00, no Estádio Padre Avelino Peres Filipe, em Marinhas.
Nesta edição, estão envolvidos aproximadamente 600 atletas, dos 4 aos 12 anos de idade, nos escalões de Petizes, Traquinas, Benjamins e Infantis, num total de 38 equipas, do Antas Futebol Clube, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube de Futebol de Fão, Forjães Sport Club, Desportivo Recreativo Estrelas Faro, Gandra Futebol Clube, Associação Desportiva de Esposende, Futebol Clube de Marinhas e União Desportiva de Vila Chã.
O campeonato decorrerá até finais de maio, sendo que os jogos decorrerão quinzenalmente, ao domingo, entre as 9h00 e as 17h00, em diversos estádios do concelho, numa estratégia de descentralização e de aproximação da iniciativa à comunidade. À semelhança das anteriores edições, os jogos têm entrada livre.
A participação nesta competição não implica quaisquer custos para as associações e clubes participantes, sendo que o Município oferece equipamentos e bolas a todas as equipas, para além de assegurar toda a logística do evento.
O Campeonato Concelhio de Futebol Infantil é homologado pela Federação Portuguesa de Futebol e Associação de Futebol de Braga e enquadra-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), estando também alinhado com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Esta competição é relevante para o aumento do número de praticantes nos escalões mais baixos de formação, como comprova o número de atletas e equipas participantes nos campeonatos federados da Associação de Futebol de Braga, sendo de realçar também os excelentes resultados alcançados. Neste contexto, o Município de Esposende tem vindo a garantir o apoio ao nível da formação aos clubes e associações desportivas do concelho, através da assinatura de contratos programa de desenvolvimento desportivo.