Estendal dos Direitos reforça a necessidade de salvaguardar as nossas crianças
A CPCJ da Póvoa de Lanhoso (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) aderiu à iniciativa nacional do “Estendal dos Direitos”, reunindo os contributos das várias entidades representadas na sua Modalidade Alargada que, em conjunto com as crianças e jovens do concelho, trabalharam o tema e criaram ou personalizaram as peças de vestuário.
Os fios foram esticados, unindo árvores no Parque do Pontido, onde foram penduradas as várias “peças” que vão ficar patentes nos estendais, até à próxima semana.
Frases como “A criança tem direito a ser ouvida e a uma inclusão harmoniosa” ou “Brincar é um direito”, assim como alguns direitos elencados na convenção, pretendem sensibilizar todos/as e, em especial quem utiliza aquele espaço para importância deste tema para a comunidade.
A Vereadora da Solidariedade Social, Fátima Moreira, ajudou a colocar as peças nos estendais e sublinhou “a necessidade de zelar pelos direitos das crianças, preconizados na Convenção. Estes direitos não podem ser tidos como garantidos, há vários resultados que apontam para a existência de avanços, mas continuam a verificar-se alguns retrocessos no cumprimento desses direitos. Não podemos descurar o trabalho já feito por todas as entidades envolvidas e temos que continuar unidos em prol da segurança das nossas crianças.”
O Estendal dos Direitos decorre no âmbito do 35.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças que se assinala e renova a cada dia 20 de Novembro. No entanto, todos os dias do ano devem ser assumidos como indispensáveis para que os direitos lá consagrados sejam relembrados e postos em prática.
A CPCJ da Póvoa de Lanhoso assume, para além da proteção das crianças e jovens a missão de promover e zelar pelos direitos das crianças e jovens, sendo esta ação complementar às iniciativas que terão lugar junto da comunidade escolar, nomeadamente, junto de alunos, professores e junto das famílias, no que à temática diz respeito e que ocorrerão até ao final desta semana.