Exposição de brinquedos inaugurada na APCB no Dia Mundial da Criança em Amares

Na data em que se assinalou o Dia Mundial da Criança, a convite da Associação de Paralisia Cerebral de Braga – APCB, o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, participou na inauguração de uma exposição de brinquedos portugueses do século XX organizada pela instituição.

 

A abertura da exposição decorreu na presença de Luís Gonçalves, Presidente da APCB, Victor Martins, Vice-Presidente, outros representantes da Direção e Corpos Sociais, utentes, colaboradores(as) e representantes de outras instituições locais.

 
 

“É para mim um privilégio fazer parte desta inauguração num dia tão simbólico como o de hoje, e que se comemora o Dia Mundial da Criança. É muito bom ser criança e esta exposição transporta-nos, de facto, para a nossa infância e para os tempos felizes que se vivem quando se é criança”, referiu o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira. Louvo, por isso, esta iniciativa que espero que tenha o maior sucesso e louvo também a coragem que é preciso ter para reunir um coleção tão vasta e tão rica”, acrescentou.

“A nossa casa está de portas abertas para acolher todos”, sublinhou o Presidente da APCB, Luís Gonçalves, lançando o convite a toda a população para que visitem a exposição. “Peço a todos que venham ver aquilo que foi o passado dos nossos pais, aquilo que foram os nossos brinquedos, que já não são o da geração atual mais ligada à tecnologia”. “É um orgulho enorme termos esta iniciativa aberta e poder mostrar aquilo que faz parte da nossa cultura e da nossa identidade e que reflete aquilo que marca para a vida e que são as memórias da infância”, sublinhou Luís Gonçalves.

 
 

Exposição de portas abertas até finais de setembro

A exposição vai estar patente até ao dia 30 de setembro de 2022 e é fruto da coleção particular de Victor Martins, Vice-Presidente da APCB.

 

“Esta é uma paixão que tenho desde sempre. Sempre tive tendência para colecionar e entendo que nós não somos ninguém sem o nosso passado. Embora devamos viver o presente e pensar o futuro devemos sempre preservar o passado e é um pouco nesta perspetiva que há mais de 20 anos corro o país e o mundo para juntar peças”, explicou detentor da coleção que tem brinquedos com mais de 100 anos e cuja exposição é apenas uma pequena mostra daquilo que tem.

Victor Martins acrescenta que mais do que colecionar lhe faz sentido partilhar o seu espólio e, neste sentido, espera que muita gente passe pela APCB para apreciar os seus exemplares.

 

A entrada é livre mediante marcação para grupos através do número: 259609340.

Comentários

comentários

Você pode gostar...