Quantcast
 
 

Fuzileiros em ação no Sul de Portugal

Uma Unidade Auxiliar de Marinha, UAM 101, “Vale de Zebro”, operada por militares do Corpo de Fuzileiros, no decurso de uma operação conjunta da Marinha Portuguesa, da Força Aérea Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional e da Polícia Judiciária, desencadeada a Sul de Portugal, em águas internacionais, a 27 de Janeiro de 2023, e de que resultou a identificação e apreensão de duas embarcações semi-rígidas, de alta velocidade, suspeitas de transportarem produto estupefaciente.

 
Apreensão de mais de 8 toneladas de haxixe em operação de combate ao tráfico de estupefacientes –
Foto via Forças Armadas de Portugal

A operação iniciou-se a partir de uma missão de patrulhamento marítimo de rotina da Força Aérea Portuguesa, que conduziu à identificação de 2 embarcações e manobras suspeitas. Desencadeou-se uma acção de abordagem, conduzida por operacionais do Corpo de Fuzileiros da Marinha de Portugal, sobre uma posição a cerca de 130 quilómetros a Sul de Portugal Continental; e uma outra, conduzida pela Polícia Marítima, sobre outra embarcação, a cerca de 148 km da costa. Ambas as embarcações, entretanto abordadas e apreendidas, foram conduzidas com o apoio da lancha NRP “Dragão” da Marinha Portuguesa para o porto de Faro. Da acção resultou a apreensão das 2 embarcações, de 8 600 kgs de haxixe e a detenção de 8 indivíduos suspeitos.

 
 

A unidade Auxiliar de Marinha (UAM), número de amura UAM 101, foi construída em 2008, entrou ao serviço a 5 de Maio 2008, com o nome “Vale de Zebro” (local da Escola de Fuzileiros), está atribuída ao Comando Naval / Comando do Corpo de Fuzileiros (CN/CCF). Trata-se de uma lancha semi-rígida, de assalto rápido.

Lançada à água em 26 de Julho de 1991 e ao serviço desde 18 de Outubro de 1991, a lancha NRP “Dragão”, número de amura P1151, é o segundo navio dos cinco que compõem a classe “Argos” da Marinha Portuguesa. Construída no Arsenal do Alfeite, com casco construído nos estaleiros da CONAFI (Construção Naval de Fibras), em Vila Real de Santo António, desloca 94 toneladas, com um comprimento de 27 metros, uma boca de 5,9 metros e um calado de 2,8 metros, propulsionada por 2 motores diesel MTU 12V 396 TE84 alcança uma velocidade de 26 nós tendo um autonomia de 1 350 milhas (a 15 nós). Tem uma guarnição de 1 oficial, 1 sargento e 6 praças. Está armada com 2 metralhadoras pesadas Browning em calibre 12,7mm .

 
 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...