Quantcast
 
 

Geografia da Universidade do Minho faz 25 anos

Os 25 anos da licenciatura em Geografia e Planeamento da Universidade do Minho são assinalados hoje, quarta-feira, dia 25, numa cerimónia com vários discursos, uma conferência e prémios. A sessão esteve agendada para as 10h00, no auditório nobre da Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. A entrada era livre.

 

A abertura conta com a presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, Paula Remoaldo, e o diretor do Departamento de Geografia, António Bento Gonçalves. Segue-se a conferência “Para uma Geografia brilhante: exigência, responsabilidade, esperança”, por João Ferrão, investigador coordenador aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e antigo secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades.

 
 

Previu-se às 11h30 a entrega de “prémios de reconhecimento” a pessoas que se destacaram neste percurso de 25 anos e, a fechar o programa, um verde de honra.

O Departamento de Geografia lançou também este mês um ciclo de palestras comemorativo. Na primeira sessão, Ineida Carvalho, da Universidade de Cabo Verde, falou sobre processos de erosão hídrica naquele arquipélago. A próxima sessão é em setembro.

 
 

O Departamento de Geografia do ICS-UMinho disponibiliza, além da licenciatura em Geografia, um mestrado desde 2006 e um doutoramento desde 2009, a par da recente licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, criada em 2018. Neste ano letivo tem inscritos 196 estudantes, sendo 139 na licenciatura, 44 no mestrado e 13 no doutoramento. Nestes 25 anos licenciaram-se 725 alunos, 90 mestres e 44 doutores em Geografia, que estão presentes em entidades e empresas conceituadas de vários países.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...