Quantcast
 
 

Governo proíbe autarquias de divulgar números de Covid-19. Instituições contestam

O Ministério da Saúde proibiu, esta sexta-feira, as estruturas autárquicas e as instituições locais de divulgar o boletim epidemiológico municipal para a covid-19, devendo restringir-se aos dados disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS) noticia hoje a TVI na sua edição online. Várias autarquias já manifestaram o seu desagrado por esta proibição.

 

Câmara e Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra manifestaram-se, já este sábado, contra a “sonegação de informação” imposta pelo Governo quanto ao novo coronavírus.

 
 

Em causa está o balanço diário que essas instituições do distrito de Aveiro vinham fazendo sobre a evolução epidemiológica local da doença, com base em números que eram disponibilizados pelo delegado de saúde do município e que esse está agora proibido de divulgar, face a instruções superiores para que só seja partilhada estatística da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Para o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, a decisão do Governo traduz-se numa “sonegação da informação que a todos prejudica”, sobretudo tendo em conta que nesse concelho de quase 26.000 habitantes a autarquia já registava na sexta-feira 100 casos da covid-19 – 51 dos quais num único lar de Terceira Idade – e que a contabilidade da DGS continua a referir menos de 50 infeções há vários dias.

 
 

Numa posição tornada pública via rede social Facebook, o autarca do CDS-PP defende que o comportamento agora imposto pela tutela representa “um claro prejuízo para os concelhos que tinham uma informação correta em cada dia e assim a comunicavam aos seus munícipes”.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...