Quantcast
 
 

Guimarães acolheu reunião do Eixo Atlântico nas áreas da Educação e Cultura

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico para a Educação e Cultura reuniu , ontem, quarta-feira, 20 de abril, na Plataforma das Artes, em Guimarães, numa sessão que contou com a presença do Secretário Geral, Xoan Vázquez Mao, e os representantes dos vários municípios que constituem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

 
eixo

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, foi eleita por unanimidade Presidente da Comissão Executiva do Grupo Temático das áreas da Educação e Cultura do Eixo Atlântico, passando a coordenar os trabalhos deste grupo temático. Nesta reunião ficou ainda definido que a cidade de Lugo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2023, através de um programa cultural que visa reforçar os vínculos de itinerários culturais entre os municípios da Galiza e Norte de Portugal.

 
 

“A Galiza e o Norte de Portugal têm muito em comum e este trabalho de proximidade será importante para cimentar esta cooperação, proporcionando intercâmbios, partilha de experiências e boas práticas desenvolvidas pelos municípios”, salientou Adelina Pinto, no final desta sessão de trabalho. Temas como a Educação Patrimonial e Cidadania, ou a Promoção da Saúde Mental nas Escolas serão abordados no Seminário de Intercâmbio de Educação, a decorrer no mês de Junho no Município de Sarria, enquanto Ferrol vai acolher uma Mostra Musical aberta à participação de todos os municípios.

Adelina Pinto destacou ainda que os principais desafios passam por “conseguir partilhar os pontos comuns de interesse entre as cidades que pertencem a dois países e estão muito próximas, aproveitando as sinergias já existentes e promover o intercâmbio de programas e iniciativas, numa vertente de promoção cultural, turística e dinamização do território, num momento-chave para criarmos estas ligações”, considerou.

 
 

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular constitui uma Associação transfronteiriça de Municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal. Esta associação baseou-se no Convénio-Marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...