Guimarães integra Missão de Cooperação Técnica ao Brasil no âmbito do projeto InovaJuntos

Guimarães apresenta as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Set.Up In(dustry) e do Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana.

 

O Município de Guimarães integra a Missão de Cooperação Técnica ao Brasil, através do Guimarães Marca e o Set.Up Guimarães, no âmbito do projeto “InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade”.

 
 

Este é um projeto sob a coordenação de Giovanni Allegretti, Coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Maurício Zanin, Coordenador da Confederação Nacional de Municípios do Brasil, e tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento urbano integrado através de parcerias entre cidades brasileiras e portuguesas, bem como da inovação público-privada, segundo quatro clusters temáticos: Desenvolvimento Económico e Inovação; Desenvolvimento Regional e Consórcios; Cidades Verdes e Mudanças Climáticas e Espaços Inclusivos de Inovação Cultural e Social.

Guimarães está inserido no cluster “Desenvolvimento Económico e Inovação” e apresenta nesta Missão as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Set.up In(dustry) – Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Incubação industrial e do LIIU – Laboratório de Inovação e Interpretação Urbana.

 
 

O principal objetivo do projeto “InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade” é o de fortalecer o desenvolvimento urbano integrado para a inovação público-privada a nível local, no Brasil e em Portugal, com vista a contribuir para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana.

No âmbito deste projeto estão a ser desenvolvidas diversas atividades, como a realização do diagnóstico e análise de vocações das cidades, organizando-as em clusters temáticos, a promoção da inovação no âmbito da cooperação triangular entre cidades portuguesas e latino-americanas, incluindo missões técnicas em Portugal, intercâmbio de técnicos portugueses no Brasil e estudos de boas práticas das cidades membros do projeto. Estão ainda a ser implementados espaços de inovação público-privada nas cidades participantes, incluindo seleção, acompanhamento e mentoria para implementação de boas práticas, assim como estão a ser levadas a cabo ações de disseminação nacional e internacional e de visibilidade das iniciativas implementadas. Ainda no âmbito deste projeto estão a ser promovidas ações de transformação político-institucional junto de governos, setor privado, sociedade civil e academia.

 

A Missão que decorrerá durante esta semana e da qual Guimarães é parte integrante, visa a aproximação entre políticos e técnicos brasileiros e portugueses, com vista à partilha de informações e experiências para a construção de laços que estão na base desta cooperação.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...