Quantcast
 
 

Guimarães recebe Conferência Mundial sobre Materiais Avançados para a Defesa

A 3ª Conferência Mundial sobre Materiais Avançados para a Defesa (AuxDefense) está a decorrer, até esta sexta-feira, no Hotel de Guimarães e em formato online. A iniciativa foca os últimos avanços na área e é organizada pela associação Fibrenamics da Universidade do Minho, com o alto patrocínio do Ministério da Defesa.

 
exercito

O evento junta cerca de 150 investigadores de mais de 30 países, em representação de entidades como o Exército dos EUA, a Agência Europeia de Defesa, a Marinha do Brasil, o Centro Aeroespacial Alemão, a Força Aérea e Academia Militar Portuguesa, entre outras.

 
 

As sessões de apresentação e de demonstração incidem sobre investigação relacionada com materiais ativos e compostos, proteção contra explosões, camuflados, deteção e proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, absorção de energia, sistemas de monitorização e sensores, nanomateriais e nanoestruturas, têxteis e termorregulação.

A abertura da conferência contou com o diretor da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes, a vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e o presidente da Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa, José Neves.

 
 

A AuxDefense ocorre a cada dois anos e já superou o milhar de participantes desde a edição inaugural de 2018, em Lisboa. Resulta do projeto AuxDefense, coordenado pela Fibrenamics e financiado pelo Ministério da Defesa, que permitiu desenvolver novos coletes e capacetes balísticos, joelheiras e cotoveleiras, recorrendo a estruturas com elevada resistência ao impacto, corte e perfuração. O site oficial é auxdefense.pt.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...