Quantcast
 
 

História industrial portuguesa em destaque no IV Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil

O Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA) vai realizar o IV Ciclo de Conferências, subordinado ao tema «Novos contributos para a história industrial portuguesa». A iniciativa conta com três sessões no MITBA aos sábados, nos dias 15 de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro, que começam às 15h00 e incluem uma visita guiada a um local de interesse patrimonial, no final da conferência.

 
textil famalicão

A iniciativa arranca no dia 15 de outubro com Mário Bruno Pastor, doutorando da Universidade Católica Portuguesa (Pólo do Porto) e membro da Associação Portuguesa para o Património Industrial, que abordará «A fábrica de lanifícios de Padronelo, em Amarante (1855-2022)». No final da sessão, haverá uma visita ao Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave.

 
 

Já a segunda sessão, a 12 de novembro, terá como assunto «A indústria metalúrgica em Crestuma, Vila Nova de Gaia. A Fábrica Paiva Freixo», com a presença de Maria de Fátima Teixeira, técnica superior de História na associação cultural Amigos do Solar Condes de Resende (ASCR) – Confraria Queirosiana, e inclui uma visita à Zona de Couros, em Guimarães.

O IV Ciclo de Conferências termina no dia 3 de dezembro com uma conferência subordinada ao tema «A Ponte-Cais do Mexilhoeiro: marco do arranque industrial no Barreiro Oitocentista» por Fernando da Motta, técnico superior da Câmara Municipal do Barreiro e doutorando da Universidade de Évora, e Paulo Guimarães, professor da Universidade de Évora. A derradeira visita desta edição será ao Reservatório de Água / Museu da Cidade, no Porto.

 
 

Refira-se que as sessões são abertas ao público em geral, sendo necessária inscrição prévia, gratuita, que poderá ser efetuada através do email geral@museudaindustriatextil.org ou pelo telefone 252 313 986.

No caso da certificação como Ação de Curta Duração para os professores, esta inscrição tem que ser efetuada no Centro de Formação da Escola Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, ou através do link: https://forms.gle/4RxGhybAtiHKj4UNA .

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...