Quantcast
 

Hospital de Braga realizou simulacro de incêndio com evacuação de utentes e ativação do Plano de Catástrofe

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou, ontem, dia 29 de maio, um exercício de simulacro no Hospital de Braga que testou a resposta da instituição a um cenário de incêndio com evacuação de utentes e ativação do Plano de Catástrofe.

 


O exercício decorreu no internamento da Alta Centralizada/CAMI, no piso 1 do Hospital de Braga, e simulou um incêndio de origem na área de armazém da estrutura modular, provocado por um curto-circuito que resultou na explosão de garrafas de oxigénio portáteis. O cenário afetou a estrutura modular e a fachada do edifício anexo, com impacto nos serviços de internamento e nas consultas de infeciologia, imunoalergologia e psiquiatria, tendo sido simuladas 12 vítimas.

 
 


O simulacro mobilizou cerca de 50 profissionais do Hospital de Braga, distribuídos pela Equipa de Segurança Interna, Alta Centralizada/CAMI, Internamento 1B, consulta de infeciologia, imunoalergologia, manutenção e serviço de urgência. No plano externo, participaram os Serviços Municipais de Proteção Civil, a Polícia de Segurança Pública, os Bombeiros Sapadores de Braga, os Bombeiros Voluntários de Braga e a Polícia Municipal.

O exercício teve como objetivos testar o Plano de Emergência Interno e o Plano de Catástrofe do Hospital de Braga, verificar os processos e circuitos de evacuação definidos, treinar os profissionais dos serviços envolvidos, avaliar a coordenação entre os diferentes agentes de proteção civil e testar a resposta na componente ambiental.

 
 


“Um simulacro desta dimensão só cumpre o seu propósito quando envolve, em simultâneo, os profissionais do hospital e os agentes externos da proteção civil. O objetivo não é apenas testar planos no papel, mas verificar se a resposta conjunta funciona no terreno, com a rapidez e a organização que uma emergência real exige.

Este exercício permitiu consolidar essa articulação e identificar aspetos em que vamos continuar a trabalhar. A ULS Braga realiza, no mínimo, um simulacro por ano, porque proteger vidas e infraestruturas exige preparação contínua, não apenas reativa”, afirma Sílvia Oliveira, Coordenadora do Gabinete de Gestão do Risco da ULS Braga.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não