Hospital de Guimarães inova com consulta de plano de nascimento

O Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães conta, agora, com uma consulta de plano de nascimento extenso a todas os casais, realizado através de uma consulta multidisciplinar. O plano de parto é um documento escrito, pessoal e intransmissível, elaborado pelo casal, onde apresentam as suas preferências, prioridades e desejos, sentimentos e expectativas para o trabalho de parto, parto e pós-parto.

 
Guimaraes
DR

Este deve ser elaborado depois da obtenção de informação fidedigna ao longo da gravidez (em cursos de preparação para a parentalidade, em consultas de vigilância com o seu enfermeiro especialista de saúde materna e obstetrícia e o seu obstetra).

 
 


Este documento, serve de elo de informação e comunicação com a equipa de saúde e ainda entre o casal/acompanhante escolhido, que ficarão cientes das suas escolhas.
Estas escolhas espelhadas no plano de nascimento são apenas linhas diretivas e não regras, que poderão ou não ser praticáveis ao longo de todo o processo de nascimento, sendo prioridade salvaguardar a segurança e o bem-estar materno e fetal.


O HSOG dispõe de uma equipa multidisciplinar, composta por Enfermeiras Especialistas, Médicas Obstetras e Anestesistas, que cooperam na consulta onde é feita uma avaliação dos planos de nascimento, empenhada em dar uma melhor resposta a cada situação em particular, adequada a cada casal.
Várias iniciativas têm sido desenvolvidas almejando uma mudança nos paradigmas da assistência ao casal em trabalho de parto. As recomendações visam a “humanização dos Cuidados” e o envolvimento das parturientes nas tomadas de decisão informadas.

 
 


A consulta de Plano de Nascimento teve início em junho de 2021 com as grávidas de risco seguidas no curso de preparação para a parentalidade do HSOG. A partir de outubro esta consulta foi expandida para todos os casais, com gestação a partir das 30 – 32 semanas, que pretendam ter o parto na maternidade do Hospital da Senhora da Oliveira em Guimarães.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...