HSOG passa a ser, agora, o terceiro hospital público do SNS, a obter uma certificação nível BOM para todo o hospital

O Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães, EPE, passa a ser, agora, o terceiro hospital público do SNS a obter uma certificação nível BOM para todo o hospital. 

 

Sendo a certificação um processo de melhoria da prestação dos cuidados de saúde aos utentes, o Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira – Guimarães em abril de 2019, decidiu proceder à elaboração de uma candidatura com o objetivo de obter a certificação global do hospital pelo Modelo de Certificação do Ministério da Saúde (ACSA). 

 
 

Atendendo ao contexto pandémico que se viveu nos últimos dois anos, só recentemente é que foi possível à Direção Geral da Saúde (DGS) proceder à avaliação do trabalho desenvolvido pelos profissionais deste hospital, com o objetivo de obter a referida acreditação. 

Assim, após a visita de avaliação por parte da DGS, no dia 5 de maio de 2022, foi atribuída a certificação a todo o hospital com o nível BOM. 

 
 

O certificado atribuído atesta a conformidade com as especificações e os standards estabelecidos nos Manuais de Standards próprios e demais requisitos do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde. 

Esta certificação visa reconhecer a qualidade do hospital enquanto entidade prestadora dos cuidados de saúde, ao nível das estruturas organizativas, mas essencialmente da prática clínica desenvolvida pelos profissionais na prestação dos cuidados de saúde aos utentes, consolidando a cultura de qualidade e segurança que se pretende para todo o Serviço Nacional de Saúde, ficando desta forma fortalecida a confiança dos cidadãos e dos profissionais neste hospital. 

 

Este processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), tendo como referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde (Despacho n.º 5613/2015, de 24 de junho) e os procedimentos documentados em vigor no Departamento da Qualidade na Saúde.  

Esta certificação foi uma clara aposta do Conselho de Administração do HSOG, e só foi possível graças ao empenho, profissionalismo e dedicação de todos os profissionais deste Hospital.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...