Quantcast
 
 

Maratona Cultural do ACTUM animou fim de semana no Centro da Juventude de Braga

O Centro da Juventude de Braga foi, este fim-de-semana, palco dos projectos vencedores do ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos, na área da Música e das Artes Performativas. Ao longo dos três dias, sexta, sábado e domingo, foram apresentados os dez espectáculos, numa jornada repleta de música, teatro, dança e palavras soltas.

 
actum
Adriana Moreira, “Saramago em Fado”

Do lado dos artistas, o sentimento era unânime, ao considerarem a “experiência enriquecedora e gratificante”. Por parte do público, o entusiasmo, presença e calor humano foram factores determinantes para o sucesso do evento.

 
 

A terceira edição ACTUM teve como temática a vida e obra e obra de José Saramago por ocasião do centenário do seu nascimento.

O espectáculo de música “o Cofre do Desassossego” de Karla Fabiane Izidro estreou o palco na sexta-feira, seguindo-se a Performance Audiovisual Lanza-Rote do Coletivo Kindergarten.

 
 

No sábado, as apresentações iniciaram com o espectáculo de dança “Dança-me as tuas palavras”, da Escola de Dança, Ent’Artes, seguiu-se o projecto de Artes Performativas “Marte A Mar” com Ana Paula Leite, Lúcia Lopes e Sabrina Rebelo. À noite Adriana Moreira apresentou “Saramago em Fado”, e Francisco Belarmino da Silva Júnior a peça de teatro “Açúcar”.

A maratona de cultural continuou no domingo com o espectáculo musical “O Violoncelo de Saramago”, de Raquel Alves e Sónia Amaral. A Cooperativa de Ensino Artístico apresentou a peça de teatro “As Irmãs” e Luciana Mello & Orchestra Falsa apresentaram a Performance Spoken Word. Os espectáculos terminaram com a peça de teatro “Herdeiros de Saramagos” de Tiago Fernandes.

 

Refira-se que o ‘ACTUM – Convocatória Aberta de Projectos Artísticos’ é uma medida de apoio à criação e fruição artísticos, destinada aos artistas e aos agentes culturais bracarenses, nos domínios da música e artes performativa e das artes plásticas e visuais, promovida pelo Município de Braga.

No que respeita à área das Artes Plásticas e Visuais, à produção de obras na área da pintura, da escultura, do desenho, da instalação, do vídeo ou da fotografia. Foram premiados 19 artistas, cujos trabalhos serão expostos na Casa dos Crivos.

 

Testemunhos:

“Para nós enquanto Coletivo foi gratificante poder transmitir o que sentimos durante a nossa residência artística em Lanzarote nesta performance.

 

O feedback do público foi excelente, deixando-nos com um sentimento de missão cumprida e ansiosos por levar esta peça a outros palcos do país”.

Coletivo Kindergarten, lanza-rote

“Apresentar esta peça no ACTUM foi uma experiência muito gratificante, primeiro porque fazer algo com Saramago por si só já é maravilhoso e foi algo que nos deu muito prazer porque todos colaboraram, e depois correu tudo muito bem e tivemos um feedback excelente por parte do público”.

Diana Sá Carneiro

Ent’ Artes – Escola de Dança, Dança-me as tuas palavras

“Participar no ACTUM foi uma experiência bastante enriquecedora. Como coreógrafa, foi um desafio que me permitiu explorar diferentes temas. Como professora, poder partilhar e transmitir com os nossos alunos a obra de Saramago que serviu de inspiração para a peça “Dança-me as tuas palavras”, e vê-los fazer a ligação entre a obra e a dança, acabou por ser também para eles uma mais valia.”

Coreógrafa Bárbara de Magalhães Carneiro

Ent’ Artes – Escola de Dança, Dança-me as tuas palavras

“Prolongou-se a vida de Saramago e seu acervo literário na interpretação fadista. Uma noite em que nem a chuva afastou a adesão e o calor humano. Foi uma ótima oportunidade para arriscar, para criar, para transformar e informar público. Foi motivador perceber o entusiasmo do público, que cada vez mais se aproxima do nosso Património Imaterial-Fado.” Adriana Moreira

Adriana Moreira, “Saramago em Fado”

“Um espectáculo cheio de bom humor, com momentos muito animados, retractando a frustração das irmãs Carpideiras, que vivem do ofício de chorar os mortos, e ficam desesperadas com a notícia de que ninguém morre. Boa disposição e muito bom enredo”.

CEA Cooperativa de Ensino Artístico, “As Irmãs”

“A experiência foi bastante positiva, em termos de organização e concretização do projecto. O público foi muito receptivo e caloroso, tendo nós recebido muito bons comentários acerca do evento.”

Raquel Alves/Sónia Amaral, “O violoncelo de Saramago”

Comentários

comentários

Você pode gostar...