Quantcast
 
 

Medalha Municipal de Mérito Científico de Amares atribuída a Márcia Arruda Franco

Márcia Arruda Franco, Professora da Universidade de São Paulo, foi agraciada, este sábado, com a Medalha Municipal de Mérito Científico Grau Ouro pelo estudo e valorização do poeta Francisco de Sá de Miranda. A medalha foi entregue pelo próprio
Presidente do Município de Amares, numa cerimónia que decorreu na Casa da Tapada, morada do poeta Francisco de Sá de Miranda.

 
amares


A propósito desta distinção, o autarca destacou o “trabalho desenvolvido para a evidência e atualidade do poeta Sá de Miranda no mundo” e felicitou o percurso trilhado pela investigadora e por todos aqueles que mantêm viva a obra e vida deste grande poeta, destacando a este nível todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo CEM – Centro de Estudos Mirandinos.
A docente da Universidade de S. Paulo, que participou no colóquio internacional “Sá de Miranda e a História Literária”, promovido precisamente pelo CEM, não escondeu a emoção e o orgulho em receber este reconhecimento. “É uma honra receber esta distinção e fico sem palavras”.

 
 


Autora da obra «Sá de Miranda Poeta do Século de Ouro», Márcia Arruda Franco considerou “inteligente” o trabalho de divulgação da obra do poeta do Neiva junto de jovens estudantes de Amares. “Sá de Miranda é o ideal para se aprender gramática.
Tem uma expressão concisa, usa linguagem que é decifrada pelos estudantes”, afirmou investigadora e professora de Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo.


Referindo-se à homenageada como uma das pessoas que “mais estuda e conhece Sá de Miranda”, Sérgio Guimarães de Sousa, diretor do CEM, lembrou que Francisco de Sá de Miranda é um clássico incontornável da nossa literatura e merece ser relido como atenção e que Márcia Arruda Franco tem feito um trabalho notável na valorização e estudo do poeta e, por esse motivo, esse mérito lhe foi reconhecido.
A sessão de entrega da medalha de mérito científico a Márcia Arruda Franco contou com a presença da Vice-presidente do Município de Amares e Vereadora da Cultura, Cidália Abreu, e foi acompanhada com poemas musicados na viola braguesa por Luís Capela.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...