Município de Barcelos oferece livros de fichas de todas as disciplinas

A Câmara Municipal vai oferecer os livros de fichas de todas as disciplinas do primeiro ciclo do ensino básico aos alunos que frequentam a rede de ensino público, dos escalões A, B e C do abono de família da Segurança Social. Esta medida, aprovada por unanimidade, foi tomada na reunião de Câmara da passada sexta-feira e implica uma despesa a rondar os 57 mil euros.

 
Barcelos


Para usufruir deste apoio, os Encarregados de Educação deverão levantar no Agrupamento de Escolas frequentado pelos alunos à sua responsabilidade uma credencial emitida pelo Município, e, na posse desse documento, levantar os manuais nas livrarias ou papelarias que bem entendam, cabendo depois ao Município liquidar as respetivas faturas.

 
 


Segundo a proposta apresentada em reunião do Executivo, “as famílias com maiores dificuldades económicas não têm, em regra, as condições adequadas para “entrarem” no elevador social que os níveis mais elevados de educação e de habilitações literárias proporcionam”. Assim, considerando o Município de Barcelos “a Educação como um dos pilares de desenvolvimento do potencial humano e do aumento da qualidade de vida dos habitantes do concelho”, entendeu alargar a doação de livros de fichas a todas as disciplinas, pois os mesmos são complementos importantes para a consolidação das aprendizagens, permitindo o treino, a exercitação e um trabalho que pode ser realizado além da sala de aula.


Com esta medida, o Município quer proporcionar igualdade de oportunidades, apoiando famílias dos alunos que integram a rede pública de escolas de Barcelos, com escalão A, B e C de abono de Família da Segurança Social. A igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar é concretizada pela criação de apoios e complementos educativos, e sendo a Educação um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do potencial humano, o Município de Barcelos aprovou este importante apoio para as famílias, num investimento que rondará os 57 mil euros e que engloba os livros de fichas de todas as disciplinas.

 
 


Outros apoios sociais
Na mesma reunião, a Câmara Municipal decidiu atribuir um conjunto de subsídios sociais dos quais se destacam 15 mil euros à Delegação de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro; 16 mil euros ao GASC – Grupo de Ação Social Cristã, destinados a reforçar o atendimento dos serviços do apoio à vítima de violência doméstica; e 15 mil euros à Associação SOPRO, no âmbito do projeto “O amor não tem idade”.


Por seu lado, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos foi contemplada com 10 mil euros para comparticipação na aquisição de uma nova ambulância; e o mesmo valor foi atribuído ao Centro Social de Durrães como colaboração na aquisição de uma viatura.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...