Município de Braga e Reitoria da Universidade do Minho cooperam em áreas estratégicas 

Os projectos futuros para a Cidade de Braga, para a Universidade do Minho e o desenvolvimento estratégico sustentável de todo o território, estiveram na base da reunião de trabalho que juntou, à mesma mesa, a equipa da vereação que compõe o Executivo do Município de Braga, bem como toda a equipa reitoral da Universidade do Minho, num encontro “importante e profícuo”, segundo Ricardo Rio.

 
braga

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga juntaram equipas com a expectativa de desenvolver projectos futuros significativos e parcerias com vantagens para ambas as instituições, mas, sobretudo para Braga e para todo o território.

 
 

Segundo os presentes, é visível o novo impulso de colaboração entre as duas instituições nos anos mais recentes, que se materializa em diversos projectos de carácter infra-estrutural e imaterial. 

Esta relação de proximidade e de trabalho colectivo é um marco de referência que o Autarca Bracarense quer aprofundar, considerando mesmo que esta reunião de trabalho ao mais alto nível “é fundamental para eliminar barreiras e fortalecer as relações já existentes”, considerando que “a Universidade do Minho é um player fundamental da Cidade, sendo que esta é uma instituição que está presente em praticamente todas as áreas da governação municipal”.

 
 

Das políticas culturais às acessibilidades, do desenvolvimento económico à inovação tecnológica ou à sustentabilidade, bem como à reabilitação e conservação do património arquitectónico e arqueológico, vários foram os temas debatidos e projectos analisados entre os responsáveis por ambas as instituições.

A relação da Universidade do Minho, dos seus alunos, professores e demais profissionais com a Cidade, com a sua vivência e dinâmica cultural e social, “deve ser o foco de ambos em todos os projectos futuros”, defendeu Ricardo Rio.

 

No imediato, ambas as instituições concentram esforços na apresentação de uma arrojada candidatura, no âmbito das Manifestações de Interesse para residências universitárias, no quadro do projecto de reabilitação da antiga Fábrica Confiança.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...