Município de Braga investe mais de 600 mil euros na Requalificação da Rua Costa Gomes

A Rua Costa Gomes, na União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, vai ser alvo de uma intervenção profunda de requalificação, numa empreitada com um valor global de 614 mil euros. Elaborado o projecto, o concurso público para a obra foi lançado esta semana.

 
Rua

Esta era uma via que estava sob a tutela da Infraestruturas de Portugal (IP) e que, a pedido da Autarquia e devido à falta de vontade demonstrada pela IP em efectuar a urgente intervenção, passou recentemente para a tutela municipal, passo que permite agora a obra tão aguardada.

 
 

Como sublinha Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, ´o estado de degradação da rua provocou, ao longo de vários anos, sucessivas queixas de moradores e dos diferentes Executivos da Junta de Freguesia´. “Foi necessário o Município solicitar a transferência desta via para a sua tutela, elaborar o projecto e disponibilizar-se a custear o investimento a realizar para que o mesmo esteja em vias de se tornar realidade”, afirma.

Fruto de auscultações junto da população e Junta de Freguesia, o projecto contém contributos de moradores e comerciantes da rua, nomeadamente no que se refere à criação de zonas de cargas e descargas. A obra privilegia os princípios da mobilidade urbana, indo muito além de uma mera repavimentação. Aposta nos modos activos de transporte (pedonal, ciclável e colectivo), na diminuição do ruído e da emissão de gases poluentes e no aumento do conforto e segurança de quem ali circula diariamente. A intervenção prevê igualmente o aumento dos passeios e o ordenamento de trânsito.

 
 

A empreitada engloba, para além da requalificação da Rua Costa Gomes, todos os arruamentos e largos a esta adjacentes, nomeadamente a Travessa de Milhão, o Largo da Capela, a Rua 5 de Outubro, a Rua dos Artesãos de Real e a Av. S. Frutuoso.

Se os prazos decorrerem dentro da normalidade, a intervenção será concluída até ao final do ano, tendo um prazo máximo de execução de 180 dias.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...