Município de Braga reforça competências do Gabinete de Apoio às Freguesias

O Executivo Municipal realizou hoje, dia 26 de Outubro, no edifício do ´Pé Alado´, um encontro com os presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho no sentido de, neste início de mandato, auscultar de forma directa e aberta todos os autarcas do Concelho e recolher os seus contributos.

 
Braga

Na ocasião, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, anunciou o reforço de recursos humanos e competências do Gabinete de Apoio às Freguesias, uma medida que visa melhorar a interacção entre os serviços municipais e as Freguesias. “Pretendemos desta forma centralizar a informação, melhorar a comunicação e aumentar a nossa capacidade de resposta às diversas solicitações das Juntas de Freguesia”, disse.

 
 

Como salientou o Edil, estes encontros, que se realizam com alguma periodicidade, servem para, de forma aberta e em conjunto, se reflectir sobre as estratégias e metodologias a adoptar. “Nesta fase de início do novo mandato, em que temos 13 novos presidentes de Junta de Freguesia, é especialmente importante promover reuniões que permitam que todos se conheçam e estabeleçam contacto”, afirmou.

Durante este encontro foram abordadas diversas questões com que os autarcas terão de lidar em breve, tais como o orçamento e o plano plurianual de investimentos, a revisão do Plano Director Municipal, as obras delegadas ou a descentralização de competências. Ricardo Rio aproveitou a ocasião para salientar que as Reuniões de Câmara descentralizadas e as visitas às freguesias por parte do Executivo Municipal irão ser retomadas a partir de Janeiro do próximo ano, após um período de pausa devido à pandemia de Covid-19.

 
 

A esta reunião seguir-se-ão encontros dos Presidentes da Junta de Freguesia com os administradores das empresas municipais e um conjunto de reuniões sectoriais de carácter mais técnico que visam facilitar o trabalho e a ligação com o Município, possibilitando este esforço, de acordo com Ricardo Rio, ´um desenvolvimento coeso e sustentável e uma qualidade de vida de excelência em qualquer parte do Concelho´.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...