Quantcast
 
 

Município de Esposende mantém combate às espécies invasoras

Ciente de que espécies invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global, o Município de Esposende desenvolveu localmente, entre os dias 21 e 29 de maio, a Semana sobre Espécies Invasoras, em parceria com diversas entidades.

 

No combate direto a algumas das espécies foram realizadas ações de arranque de espécies invasoras, na área dunar do Parque Natural do Litoral Norte. Na parte mais interior do concelho, foram realizados descasques manuais de acácias adultas, no sentido de evitar que estas pequenas manchas se expandam para grandes manchas. Foram ainda monitorizados os locais de dispersão do agente controlo biológico Acacia longifólia, pelo que as novas ações de dispersão serão realizadas durante o mês de junho.

 
 

O Município continuará a efetuar o mapeamento das espécies invasoras existentes, quer vegetais quer animais, mantendo o nível de alerta para monitorização de novas espécies que possam surgir, bem como o empenho contínuo na diminuição do impacte negativo destas espécies. Refira-se que, só entre 26 de abril e 27 de maio, foram capturadas preventivamente mais de 2100 vespas asiáticas, com uma prevalência muito elevada de fundadoras, que dariam origem a novos ninhos.

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, o ODS 15 prevê implementar medidas para evitar a introdução e reduzir significativamente o impacte de espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos, e controlar ou erradicar as espécies prioritárias.

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...