Quantcast
 
 

Município Vila Verde ajuda agricultores nas despesas com sanidade animal

Aprovado protocolo com a CAVIVER para comparticipar em 50% as despesas dos agricultores do concelho em sanidade animal 

 

A Câmara Municipal de Vila Verde vai comparticipar em 50% as despesas dos agricultores do concelho em sanidade animal. O apoio é concretizado através de um protocolo de colaboração com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde (CAVIVER). 

 
 

Para além da importância para a salvaguardar da saúde pública, esta é uma medida que reforça a determinação do Município no apoio e incentivo à atividade agrícola e à dinamização económica do concelho”, justificou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes. 

Aprovada por unanimidade na reunião de hoje do executivo camarário, a proposta da maioria social-democrata salienta o impacto do apoio à sanidade animal para “a consolidação da confiança e valorização dos produtos com origem no concelho”, designadamente a carne de bovino, ovino e caprino, junto dos consumidores e também países importadores. 

 
 
Vila verde

Júlia Fernandes destacou ainda o objetivo de “motivar os jovens produtores a avançarem com projetos de investimento no setor agrícola, potenciadores de emprego, criação de riqueza e desenvolvimento do território”. 

Apontado como “um tónico para a atividade agropecuária”, o apoio aos agricultores é visto pela autarca como uma forma de “ajudar a desonerar os agricultores já tão afetados pelas vicissitudes de um setor que tem sido fortemente penalizado, apesar de ter assumido um papel decisivo para minorar os efeitos da crise pandémica sobre a população”. 

 

A CAVIVER é a entidade responsável pela garantia da sanidade animal no concelho de Vila Verde, realizando a prevenção e controlo de doenças graves, como a tuberculose, a brucelose e a zoonose, facilmente transmissíveis aos humanos, dado possuírem carácter insidioso, persistente e de difícil tratamento, controlo e erradicação. 

A adoção de estratégias sanitárias no sentido da prevenção e controlo deste tipo de infeções e o trabalho de cooperação com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde, assim como com os agricultores locais, revelam-se de nuclear importância para que o setor prospere e alavanque o desenvolvimento do mundo rural. 

 

Este apoio financeiro do Município, que pode ascender a um total de 45 mil euros, vai reduzir o valor dos encargos dos produtores de gado em 50%, ajudando, assim, a elevar a competitividade num mercado bastante exigente e impulsionar a continuidade de uma atividade económica com um impacto bastante positivo na economia local.  

“Os estímulos ao investimento no mundo rural são determinantes para a estratégia de desenvolvimento sustentado do concelho de Vila Verde”, assumiu a presidente do Município.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...