Quantcast
 
 

Nona Caminhada Concelhia por vales e quintas senhoriais

No próximo sábado, dia 14 de maio, é dia de caminhar em Famalicão e de descobrir a paisagem natural, o património e as aldeias de Louro, Lemenhe, Cruz e Mouquim. O arranque da 9.ª Caminhada Concelhia está marcada para as 14h30, junto à Capela do Santo do Monte, no Louro, para um percurso circular com cerca de 16 quilómetros que se estende pelas quatro freguesias, interligando capelas e igrejas.

 

Calçado e roupa desportiva confortável, boa disposição e água são os requisitos necessários para este passeio lúdico por terras famalicenses, bem como inscrição prévia, que garante seguro a todos os participantes e que pode ser feita em www.famalicaodesportivo.pt/_caminhada_concelhia até às 12h00 da próxima sexta-feira, ou presencialmente, no próprio dia, junto da organização.

 
 

Com início no alto do monte de S. Barnabé, junto á capela do Santo do Monte, o trajeto serpenteia por zonas rurais e matas verdejantes, entrecortadas por riachos e ribeiros, motores de rodízios de um sem número de moinhos, relativos a outras tantas casas agrícolas e senhoriais, e que vão fertilizar as copiosas vinhas para, finalmente, fortalecerem o caudal do rio Este.

Depois, segue-se por um estradão de terra batida que percorre um árido eucaliptal, atingindo-se assim, o ponto mais elevado do caminho (250m) e o meio da caminhada. Inicia-se a descida e percorre-se a Mata e Quinta de Pindela, em São Tiago da Cruz, classificado como Monumento de Interesse Público. Junto à Adega da Casa da Torre avança-se para a ecovia da Formiga, que se percorre até ao final, subindo-se para regresso ao ponto de partida: o terreiro do Santo do Monte.

 
 

Refira-se que as Caminhadas Concelhias são promovidas pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em parceria com as associações Calcantes, Grucamo e Corpo Nacional de Escutas. A sua organização tem dado origem à criação dos Trilhos de Famalicão, cinco deles já sinalizados e com informação disponível a partir do portal do município.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...