Novo Campus da Proteção Civil de Famalicão é referência a nível nacional

“Famalicão tem um dos melhores campus de Proteção Civil a nível nacional”. A convicção foi partilhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, pelo Comandante Regional do Norte de Emergência e Proteção Civil, Carlos Alves, e pelo Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Braga, Hermenegildo Abreu, após visita ao novo Campus da Proteção Civil, localizado na freguesia de Bairro, no passado dia 11 de março.

 
famalicão

O novo campus da Proteção Civil de Famalicão contempla um Centro Municipal de Proteção Civil, um heliporto e uma Base de Apoio Logístico, esta última construída mediante protocolo celebrado entre o Município de Vila Nova de Famalicão e a ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, para apoio e suporte direto ao desenvolvimento e sustentação das operações de proteção e socorro.

 
 

“O facto de estar aqui sediada uma base da ANEPC aumenta a eficiência na ajuda à vigilância, ao socorro e à proteção civil da população da região”, refere o edil famalicense. A infraestrutura está implantada na freguesia de Bairro, gozando de uma localização privilegiada para as operações em toda a região. Localiza-se na margem direita do Rio Ave, faz fronteira com o distrito do Porto e encontra-se a 12 km da sede do concelho.

A nível de infraestruturas, o Centro da Proteção Civil tem capacidade para assegurar alojamento a cerca de uma centena de operacionais, para reforço de meios. Com uma área aproximada de 30.000 m2, possui valências como um edifício de apoio, base para estacionamento de viaturas pesadas, heliporto, campo de futebol, campo de ténis, balneários e piscinas.

 
 

Para além de servir de apoio às operações de socorro e proteção civil, o recinto estará também ao serviço da comunidade através da disponibilização pública das suas infraestruturas lúdico-desportivas. “Vamos fazer uma análise dos equipamentos que serão reabilitados e creio que, no verão, uma parte deste parque já estará disponível à população”, disse o presidente da Câmara.

Refira-se que o espaço onde se encontra atualmente o Campus da Proteção Civil, resulta de um acordo de arrendamento celebrado entre o Município de Famalicão e a proprietária do recinto, Parque de Diversões António Sampaio.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...