Quantcast
 
 

Novos equipamentos aumentam diferenciação na área da Gastrenterologia no Hospital de Braga

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Braga dispõe, atualmente, de novos equipamentos altamente diferenciados para execução de exames de endoscopia.

 
Braga

A concretização deste investimento foi possível no âmbito da operacionalização do artigo 275º da Lei do Orçamento de Estado de 2021, que estabelece a transferência de verbas destinadas ao Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas especificamente para a Internalização de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.

 
 

Assim, o cofinanciamento rececionado para a área da gastrenterologia no Hospital de Braga, foi na ordem dos 274 mil euros, e possibilitou a aquisição de equipamentos endoscópicos altamente diferenciadas para execução de exames de endoscopia digestiva (endoscópios altos, colonoscópios e duodenoscópios de alta definição e respetivos processadores e monitores, bem como equipamento acessório), melhorando significativamente a qualidade de imagem, rapidez e dinâmica do procedimento.

Já este ano, e para complemento deste investimento em Gastrenterologia, o Hospital investiu mais de 55 mil euros para a compra de fontes de eletrocirurgia com árgon.

 
 

Acresce, ainda, que a aquisição de um enteroscópio espiral permitirá introduzir esta nova técnica endoscópica no Hospital de Braga, evitando que os utentes se desloquem a outras Instituições para realização do exame.

Para Raquel Gonçalves, Diretora do Serviço de Gastrenterologia do Hospital de Braga, “ o reforço destes equipamentos no Serviço de Gastrenterologia permite uma maior diferenciação técnica, através de tecnologia mais moderna, apostando-se na inovação com o objetivo de aumentar a capacidade e a qualidade de resposta nesta especialidade.”

 

Reforça, ainda “ que o objetivo é continuar a apostar na melhoria contínua destes cuidados na região, uma vez que a procura desta especialidade é elevada, nomeadamente para realização de exames de elevada complexidade.

Pretende-se, assim, continuar o investimento na modernização tecnológica do diagnóstico e terapêutica de patologia gastrointestinal, traduzindo-se numa efetiva mais-valia na prestação de cuidados de saúde à população.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...