Quantcast
 
 

“O Blues vai à escola” desperta nos jovens de Braga paixão pela música

Depois do enorme sucesso alcançado com os concertos de Verão do Nova Arcada Braga Blues. A iniciativa está de regresso com a edição de Outono, que arrancou no passado dia 30 de Outubro, e tem envolvido toda a cidade no espírito do festival. Nos bares e cafés da cidade têm decorrido concertos e conversas, mas é a participação das escolas com a iniciativa ‘O Blues vai à escola’, que tem conquistado a atenção dos jovens.

 
blues

Neste evento exclusivo para o público escolar, um quarteto exemplifica ao vivo como a música blues se faz em tempo real, explicando também quais as origens do género musical. No total, ‘O Blues vai à escola’ vai percorrer seis escolas do município, tendo já iniciado a sua jornada no dia 2 de Novembro na Escola Secundária Carlos Amarante e no Conservatório Bomfim. O workshop realizado no Auditório José Sarmento contou com a presença da Orquestra Sinfónica Chiquinha Gonzaga, que se encontra a fazer uma digressão pela Europa.

 
 

O Blues passou também pela Escola Secundária Sá de Miranda e pelo Conservatório Gulbenkian. Na próxima segunda-feira, 7 de Novembro, o quarteto vai até à Escola Secundária Alberto Sampaio, pelas 11h, e à Escola Secundária D. Maria, pelas 15h.

Budda Guedes, um dos elementos em palco, destacou a relevância da iniciativa ‘O Blues vai à escola’. “É importante envolver as novas gerações, pois o blues é um estilo em constante evolução e constante movimento”, justificou.

 
 

Para além de realçar a importância de incentivar os mais novos “a fazer novas coisas e novas variantes do blues”, o artista acrescentou, que “hoje em dia ouvir música ao vivo deixou de ser um habitué, algo que não pode ser, não faz sentido que não haja música ao vivo”, explicando assim que “o objectivo da iniciativa é precisamente mostrar às novas gerações o que é música tocada ao vivo, feita em directo à frente deles”.

Após as primeiras visitas às escolas do município, Budda Guedes contou que “o feedback dos alunos tem sido incrível”. “É impressionante perceber que há jovens que nunca foram a um concerto. Nota-se uma retribuição directa da parte dos alunos, uma demonstração de interesse por tudo o que envolve o blues”, concluiu.

 

De destacar que esta iniciativa se insere no programa do festival ‘Nova Arcada Braga Blues’, que decorre até ao próximo dia 12 de Novembro. Todas as informações sobre o Festival Internacional de Blues podem ser obtidas em http://www.bragablues.com ou na página do evento no Facebook.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...