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O impacto da tecnologia 5G na indústria de jogos

Quinta geração de telecomunicações móveis, o 5G já é realidade em algumas regiões do país. Muito importante para diversos sectores económicos, esta tecnologia fornece uma ligação estável e eleva a largura de banda para compartilhar e aceder a grandes dados sem qualquer tipo de preocupação.

 

Sendo assim, de todas as indústrias de entretenimento que o 5G está a actuar como um agente transformador, é provável que o sector de jogos seja um dos mais impactados positivamente, principalmente os segmentos de casinos online e eSports (desportos electrónicos) — como veremos com maior profundidade de argumentos logo a seguir.

 
 

O factor 5G na indústria de casino online

Desde o início dos anos 2000, a indústria dos casinos online tem apresentado um potencial de desenvolvimento tecnológico constante, não apenas na maior capacidade de oferta de jogos, mas também no quesito de otimização de sistema.

 
 

Hoje, dificilmente um título conceituado de casino, com tecnologia HTML5, apresenta problemas de bloqueio para funcionar nos dispositivos portáteis. Neste caso, podemos tomar como exemplo o blackjack online e as suas variantes alternativas, pois é uma modalidade de cartas de rápidos cálculos, adorada por matemáticos e que implica uma jogabilidade fluida para proporcionar o nível de imersão que os jogadores esperam de um título digital em tempo real.

Portanto, se hoje os entusiastas com uma boa conexão 4G praticamente não encontram problemas de fluidez nos jogos, com a mais recente tecnologia de redes móveis em funcionamento, as hipóteses de acontecer algum bloqueio ou picos de instabilidade é próxima de zero.

 

Isso acontece porque o tempo de latência do 5G é de apenas 5 milissegundos, contra 20 milissegundos do 4G. Além disso, com base no relatório IMT-2020, da União Internacional de Telecomunicações, a quinta geração de telecomunicações móveis apresenta um potencial de download mínimo de 100 Mbps e capacidade máxima de até 20 Gbps!

Desta forma, quando o 5G estiver a funcionar a todo o vapor em boa parte do mundo, as fabricantes de jogos de casino terão caminho aberto para aproveitar as velocidades ultra rápidas e assim produzir títulos com capacidade gráfica cada vez mais realista e imersiva.

 

A importância do 5G para os eSports

Uma das modalidades desportivas que mais cresce no mundo, os eSports, já provou a Portugal que chegou para ficar. Segundo a Newzoo, empresa de consultoria que é o principal fornecedor global de análise de desportos electrónicos, apenas no ano passado a indústria global de jogos gerou receitas de 175,8 bilhões de dólares.

 

Com um mercado tão próspero, o setor de videojogos vê com ótimos olhos o início da implementação do 5G no mundo. Desta forma, a sua baixa taxa de latência é de grande interesse para o mercado, principalmente pelo fato de poder proporcionar novos jogos em nuvem consideravelmente mais rápidos do que hoje.

No que diz respeito ao jogo em nuvem, ou seja, o fato de jogar títulos hospedados, armazenados e executados em servidores que estão em nuvem computacional, sem necessidade de ter que instalar o jogo no computador ou na consola de última geração, é uma maneira viável que está a ganhar cada vez mais a atenção dos jogadores à medida que a internet evolui.

Vale destacar que os eSports exigem grande capacidade de resposta do sistema e da internet. Portanto, hoje os entusiastas que têm acesso completo ao 5G levam uma vantagem importante sobre grande parte dos concorrentes sem ligação à nova tecnologia.

Como está a implementação do 5G em Portugal?

De acordo com o primeiro balanço do desenvolvimento das redes 5G em Portugal, divulgado no início de julho pela Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações), 64% dos concelhos em Portugal já contam com cobertura 5G.

A expectativa é de que, até 2023, todos os concelhos com mais de 75 mil habitantes tenham acesso à quinta geração de telecomunicações móveis. Com relação ao sinal de 5G em todo o país, já foi confirmado oficialmente pelas operadoras que isso não deverá acontecer antes de 2025.

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