Quantcast
 
 

Obras de beneficiação do Museu Municipal de Esposende

Município avança com empreitada no antigo Teatro-Club superior a 1 milhão de euros 

 

O Museu Municipal de Esposende vai ser alvo de obras de beneficiação, numa intervenção estimada em aproximadamente 1,1 milhões de euros, cujo projeto foi aprovado em reunião do executivo municipal. 

 
 

Considerando o elevado investimento da empreitada, o Município de Esposende vai submeter candidatura ao Aviso NORTE2030-2024-94 Rede Regional de Museus de Identidade Territorial, com vista ao financiamento desta intervenção, a concretizar num dos mais carismáticos e emblemáticos edifícios da cidade de Esposende, o antigo Teatro-Club de Esposende, projeto da autoria do Arq. Miguel Ventura Terra, cuja construção remonta ao ano de 1911.

O edifício apresenta evidentes sinais de desgaste a nível infraestrutural, pelo que está prevista uma intervenção global do edifício, nomeadamente ao nível da cobertura, da caixilharia, das fachadas e dos sistemas Elétricos e de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), com vista à melhoria da eficiência energética/térmica. Assim, está prevista a substituição da cobertura, com instalação de isolamento térmico, bem como das caixilharias existentes por certificadas e com vidro duplo, e, ainda, a beneficiação das fachadas e dos sistemas elétricos e de AVAC.

 
 

Notando a premência da realização de obras de beneficiação e conservação por força dos problemas estruturais que o edifício apresenta, o Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, sublinha que “importa garantir a melhoria das melhores condições deste espaço, equipamento que permite dar a conhecer o passado no presente, através das diversas exposições sobre a história local, práticas artísticas, tradições locais, entre muitas outras atividades socioeducativas, envolvendo sempre a comunidade local”. Neste contexto, realça o autarca: “as pessoas do nosso concelho revêm-se na história cultural perpetuada neste espaço museológico, local de memória coletiva das suas gentes, que marcou várias gerações”. 

Reconhecendo o papel determinante da cultura, área reconhecidamente transversal e imprescindível enquanto ferramenta para a transformação individual e social, o Município tem nesta vertente um dos pilares determinantes da sua ação, delineada em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, particularmente no que concerne ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, designadamente a meta 11.4 – Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não