Quantcast
 
 

“Património Musical de Braga” vai promover a freguesia de S. Vicente

É já nesta Sexta-feira, dia 11 de Novembro, que o projecto “Património Musical de Braga” vai promover a freguesia de S. Vicente, com uma exposição e concerto. A iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Braga e a Suonart – Associação Cultural, surge associada à Festa de S. João de Latrão e Comemoração dos 330 anos da reedificação da Igreja de S. Vicente de Braga.

 

A jornada arranca sexta-feira, pelas 18h00, com a exposição dedicada ao “Património Musical Religioso da Freguesia de S. Vicente”, na Junta de Freguesia de S. Vicente. No sábado, 12 de Novembro, pelas 21h15, a Igreja de S. Vicente acolhe o concerto de música barroca da Camerata de Cordas da Universidade do Minho. Este concerto será, ainda, antecedido pela conferência ‘A música nas confrarias de S. Vicente – séc. XVIII e XIX’, conduzida pela professora Associada na Universidade do Minho e coordenadora do projecto, Elisa Maria Maia Silva Lessa.

 
 

Para além destes momentos culturais, a Festa de S. João de Latrão e a Comemoração dos 330 anos da reedificação da Igreja de S. Vicente de Braga, integram também no seu programa duas celebrações religiosas. Esta quarta-feira, 9 de Novembro, pelas 18h00, decorre a Eucaristia solene da Dedicação da Basílica de S. João de Latrão e no dia 13 de Novembro, pelas 19h00, a Eucaristia Solene da comemoração dos 330 anos da Reedificação da Igreja de S. Vicente de Braga.

De destacar que o projecto ‘Património Musical do Concelho de Braga’ teve início em 2016 com a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho. Esta actividade, que abarca investigação musicológica e etnomusicológica, em cada ano, realiza um evento dedicado a uma freguesia da cidade, realizando os restantes eventos, em freguesias fora do tecido urbano.

 
 

Os objectivos da iniciativa ‘Património Musical do Concelho de Braga’ passam por dar conhecer, preservar e fruir o património musical do concelho de Braga e em particular o património das freguesias do concelho fora do centro urbano, valorizar o potencial cultural e humano de cada uma das freguesias de Braga, promover a educação cultural, estética e humanística da população num quadro de globalização, desenvolver o sentido identitário de pertença e de valores culturais no campo do património musical português e, por fim, criar novos públicos no âmbito da música.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...