Paula Remoaldo preside Instituto de Ciências Sociais da UMinho

A professora catedrática Paula Remoaldo toma posse hoje, terça-feira, dia 24, como presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho. A cerimónia teve início pelas 10h00, na sala de atos do ICS, no campus de Gualtar, em Braga. Paula Remoaldo vai substituir Helena Machado no cargo e, no mandato até 2025, tem como vice-presidentes as professoras Alexandra Esteves, Maria José Caldeira e Ana Melo. A sessão solene conta com o reitor Rui Vieira de Castro e está aberta à comunidade.

 

Paula Remoaldo nasceu no Porto e vive em Braga. É doutorada em Geografia Humana pela UMinho, onde é professora do Departamento de Geografia do ICS e investigadora do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), tendo sido já diretora de ambos. Possui 308 publicações, incluindo 20 livros e 72 capítulos de livros. Proferiu 284 comunicações em congressos em 18 países, co-organizou 119 eventos científicos e orientou 71 estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, assim como bolseiros. Está ou esteve ligada à comissão editorial/científica de 16 revistas, a 13 prémios e a diversas comissões de avaliação. Tem realizado investigação nas áreas do turismo cultural e criativo, do desenvolvimento regional e local e da geografia da saúde.

 
 

O ICS nasceu há 45 anos e é uma das maiores unidades de ensino e investigação da UMinho, tendo valências nos campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães). Integra 83 docentes, 24 investigadores, 17 funcionários e 1607 estudantes, distribuídos por seis licenciaturas, nove mestrados e seis programas doutorais. Está organizado em quatro departamentos – Ciências da Comunicação, Geografia, História, Sociologia –, além de quatro centros de investigação: o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS); o Lab2PT, em parceria com a Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho; e os polos do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-UMinho) e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho). O site oficial do Instituto é www.ics.uminho.pt.

Comentários

comentários

 
 

Você pode gostar...